Gestão

Curso de gestão de cooperativismo é tema de encontro promovido pelo MDA e Incra/SC

Novas formas de conduzir os negócios e diferentes perspectivas para a compreensão dos processos pelos quais passam o cooperativismo foram abordadas na primeira edição do Curso de Gestão de Cooperativismo, em Florianópolis (SC)


Publicado em: 29/10/2012 às 19:40hs

Curso de gestão de cooperativismo é tema de encontro promovido pelo MDA e Incra/SC

A iniciativa que reuniu, por 12 meses, técnicos e dirigentes de 26 cooperativas catarinenses, capacitou, aperfeiçoou práticas de gestão, elaborou e implementou planos de desenvolvimento institucional.

O curso, que tem seu encerramento neste sábado (27), é uma iniciativa da Delegacia do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina (DFDA/SC), com o apoio do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santa Catarina, do Banco do Brasil e do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Esag-Udesc).

Para o delegado do Desenvolvimento Agrário em Santa Catarina, Jurandi Gugel, além dos conhecimentos adquiridos pelos participantes, o curso propagou a ideia de que as cooperativas devem, de foram articulada, buscar soluções para as questões comuns, como a compra de insumos para as atividades de produção e comercialização.

Ele também destacou outro aspecto importante do curso, referente às questões de planejamento. “As cooperativas sairão daqui com Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) de curto, médio e longo prazo, que foram elaborados durante o curso, e que serão aplicados imediatamente”, disse.

Proposta

A proposta do curso aproveita a imagem consolidada do cooperativismo como uma forma eficiente de administração de negócios em diversas áreas. O resultado foi a geração de uma base sólida e enriquecedora de conhecimentos, perfeitamente aplicáveis pelos participantes em suas organizações de origem

Os módulos do curso foram divididos em três: estratégico, organizacional e legislação. Dentre os temas abordados durante as aulas, destacaram-se as tendências no sistema cooperativista à luz do cenário internacional; o planejamento estratégico e a governança nas cooperativas; gestão de processos e inovação tecnológica; marketing e estratégias de comercialização em cooperativas; legislação trabalhista e previdenciária; e legislação tributária, fiscal e comercial em cooperativas.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias