Gestão

Cultivares do Irga e secagem e armazenagem de grãos em debate na Convenção Técnica

O desempenho das cultivares do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e a produção das sementes de arroz na Safra 2011/2012 foram os temas de abertura do segundo dia da Convenção Técnica do Irga, que ocorre até o dia 28/06, no Hotel De Rose Palace, em Torres


Publicado em: 28/06/2012 às 10:40hs

Cultivares do Irga e secagem e armazenagem de grãos em debate na Convenção Técnica

O gerente da divisão de pesquisa da Estação Experimental do Arroz do Irga em Cachoeirinha, Sérgio Lopes, falou sobre a situação atual de uso das cultivares do instituto no Rio Grande Sul. As novas cultivares no Irga, o seu desempenho e os futuros lançamentos da autarquia foram apresentados pela pesquisadora, Mara Lopes, que destacou as possibilidades de uso para cada cultivar.

A semente híbrida de arroz foi abordada pelo pesquisador, Antonio de Rosso, que relatou a evolução do Programa de Arroz Híbrido os produtos disponíveis e as parcerias do instituto. Rosso lembrou que o programa tem objetivo de desenvolver cultivares híbridas de arroz adaptadas para as condições do estado. Já a produção e a certificação de sementes e a política interna de desenvolvimento de novas cultivares no mercado, foram abordadas pelo pesquisador, Felipe Ferreira.

No segundo painel da manhã o tema foi a secagem e armazenagem de grãos, o produtor rural, Arlindo Weber ministrou a palestra sobre o armazenamento na propriedade rural, em sua fala o produtor destacou que entre as principais vantagens de armazenar os grãos em sua propriedade estão os custos e o controle do produto colhido. “Porém o agricultor tem que estar preparado, senão pode colocar a produção em risco”, esclarece.

Os projetos de silos modulares do Irga foram apresentados pelo chefe da equipe de pós-colheita, Carlos Alberto Fagundes, também foram abordadas as linhas de financiamento pelo assessor da presidência, João Felix Gimino.

A tarde a programação continua com o tema Rotação de Culturas de Arroz no RS e a produção de arroz orgânico e biodinâmico no RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação IRGA

◄ Leia outras notícias