Gestão

Cresce profissionalização no campo em SC

A competitividade no campo merece a atenção dos produtores rurais que precisam se aperfeiçoar para gerenciar a propriedade e agregar renda à família.


Publicado em: 02/03/2012 às 09:20hs

Cresce profissionalização no campo em SC

A avaliação é do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), Gilmar Zanluchi, que destaca o papel da entidade frente a esta questão: somente em março, 6.848 produtores rurais serão capacitados.

Os treinamentos ocorrem em todas as regiões do Estado, voltados à formação profissional rural (FPR) e promoção social (PS).

Para os produtores com atividades na agricultura são ofertados treinamentos em cebolicultura, conservação do solo, controle agroecológico de pragas e doenças, cultivo de plantas medicinais, fruticultura (básica, implantação e manejo de pomar, controle fitossanitário, colheita e comercialização) e olericultura básica e orgânica.

Na área da pecuária, os treinamentos abordam a apicultura (manejo de colmeias, aumento na produtividade do mel, criação de abelhas rainhas, produção de pólen apícola e de própolis), bovinocultura de corte e de leite (ensilagem, implantação e manejo de pastagem e saúde animal) caprinocultura básica, casqueamento e ferrageamento de equídeos, doma racional de equídeos, frango caipira (básico, corte e postura) ovinocultura básica e qualidade do leite.

Os produtores que têm interesse em participar das capacitações para a agroindústria podem optar pelo beneficiamento e conservação do pescado, comercialização em panificação, conservação de frutas, hortaliças e temperos, cortes e assados de carne suína, derivados do leite, embutidos e defumados de carne de frango e suína, fabricação de licores, vinhos e vinagres, industrialização de melado, açúcar mascavo e rapadura, presuntaria e salamaria de carne suína, produção artesanal de pães e massas congeladas e tecelagem – preparação do fio, confecção de acolchoados e de tapetes.

As atividades de apoio agrossilvipastoril qualificam para comercialização, controles gerenciais, gestão ambiental, planos de negócios e organização da propriedade rural (Programa 5S), além de empreendedorismo rural e formas associativistas no meio rural. Também capacitam para aplicação de agrotóxicos, implementos agrícolas, operação e manutenção de colheitaderias, motosserras, ordenhadeiras e tratores agrícolas e florestais.

Há também treinamentos voltados ao artesanato (em couro, palha, bordado, crochê, pintura, reforma e pequenas costuras e tricô), à organização comunitária (associativismo), educação (educação ambiental), alimentação e nutrição (arte culinária, confeitaria e produção caseira de biscoito).

As capcitações em silvicultura tratam da operação e manutenção de roçadeiras e reflorestamento. Na aquicultura, ocorre o curso de pscicultura. As atividades relativas à prestação de serviços contemplam as boas práticas de manipulação de alimentos em agroindústria, confecção de bermudas, saias, calças, vestidos, camisas e casacos e o tratamento de madeiras.

Todos os treinamentos são realizados de acordo com o interesse de cada município ou região. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do seu município. O site do Senar/SC (www.senar.com.br) traz as especificidades dos cursos, como carga horária, local e data.  Outras informações pelo telefone (48) 3333 0322.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias