Publicado em: 04/05/2012 às 19:20hs
Na casa do Jalmar, ele já é a terceira geração da família a administrar os negócios, após o avó e o pai. E já tem no filho Gustavo, de 14 anos, um parceiro para as atividades na propriedade. “Meus filhos e minha esposa, Roberta, são companheiros que me ajudam a cuidar de tudo. Gustavo quer se inteirar de tudo o que acontece por lá e diz que vai fazer agronomia e assumir os negócios”, afirmou Vargas.
No caso da família do seo José e da dona Rosa Lazarini, o filho mais velho do casl, Luan, de 19 anos, já trabalha na propriedade com os pais. “O Luan está fazendo agronomia e já me ajuda nos negócios”, destacou José.
Apesar das duas famílias estarem naturalmente treinando herdeiros para a sucessão nos negócios, o assunto nunca foi tratado formalmente. Porém, depois de participar da palestra do Circuito Aprosoja, cujo tema este ano é exatamente “Sucessão Familiar”, realizada na noite de quinta (03), no auditório do Esporte Clube Juventude, em Campo Verde, o assunto começou a ser encarado de forma mais profissional. “Depois dessa palestra é que decidi conversar mais sério sobre como será feito isso”, disse José Lazarini.
Há casos em que a sucessão familiar já está em andamento de forma satisfatória. Como, por exemplo, no caso de Rodrigo Dezordi, que assumiu há cinco anos os negócios da família. Dezordi comenta que que tudo aconteceu naturalmente, sem grandes conflitos. “Vim para a fazenda logo depois que saí da faculdade. Acho que o segredo do sucesso é que discutimos quem vai fazer o quê, então não há brigas e nem várias pessoas fazendo a mesma coisa”, explicou.
O delegado da Aprosoja em Campo Verde, Carlos Bernardes, acredita que as informações trazidas para os produtores rurais sobre este tema são importantes. “Falar de sucessão muitas vezes pode ser um choque para as famílias. Esse tema veio em um momento importante para informar como ter esta conversa e realmente dar continuidade no campo”, ressaltou.
O Circuito Aprosoja é um evento tradicional da entidade e está na 7ª edição este ano. Depois de Campo Verde, o evento segue para Jaciara, nesta sexta, às 18h, e encerra a semana com um total de 11 cidades no interior e mais a Capital atendidas pelo Circuito.
O evento vai percorrer 23 cidades de Mato Grosso no total, com uma estimativa de alcançar 3.500 pessoas com as palestras. Além da sucessão familiar, o Circuito leva ainda discussões e informações sobre o mercado, auxiliando no planejamento da próxima safra.
Parcerias - O Circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Tem como parceiros as empresas Intacta, Syngenta, Basf, Banco do Brasil e Sicredi.
Fonte: Aprosoja
◄ Leia outras notícias