Publicado em: 31/08/2012 às 08:35hs
Um Núcleo de Educação Ambiental voltado para estudantes do ensino fundamental está sendo construído no Complexo Industrial Japy – novo empreendimento da COOXUPÉ que irá otimizar o processo logístico do café na região – em parceira com a BASF, através da Fundação Espaço ECO.
Na última terça-feira, 28 de agosto, a coordenadora da área socioambiental da Fundação, Juliana Furlaneto, esteve na cooperativa para apresentar um cronograma prévio do projeto que deverá ser implementado e alinhar as ações futuras. “Até o funcionamento da escola, teremos uma série de etapas que serão organizadas ao longo deste ano”, conta. A previsão é de que a escola comece a receber os estudantes no primeiro semestre de 2013.
O prédio do projeto já está sendo construído seguindo os princípios de sustentabilidade e, no local, já existe um bosque de outro projeto em conjunto com a BASF chamado Mata Viva.
O principal objetivo da escola será levar conhecimento socioambiental para as crianças, através da prática. Entre as ações previstas estão: trilhas na mata, viveiros de mudas, oficinas temáticas e de artes, além do contato direto com a natureza.
No começo do mês, o Presidente Mundial da Divisão de Proteção de Cultivos, Markus Heldt, o Vice-presidente da América Latina, Eduardo Leduc, e o presidente da Fundação Espaço Eco, Roberto Araújo estiveram na COOXUPÉ para lançar a pedra fundamental do projeto. De acordo com o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, a escola deverá promover a consciência ambiental não só entre os estudantes, mas também na comunidade. “As crianças aplicam em casa o que aprendem na escola, por isso esse projeto envolve toda a região em que a cooperativa está inserida”, conta.
Outras informações pelo site: www.cooxupe.com.br.
Fonte: Phábrica de Ideias - Assessoria de Imprensa
◄ Leia outras notícias