Publicado em: 15/05/2012 às 14:40hs
Será implantado um sistema unificado de cadastro, certificação e inspeção de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, como queijo, leite, iogurte, mel, dentre outros.
O objetivo é proporcionar aos produtores rurais que já são cadastrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), uma equivalência ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), incentivando a melhoria da qualidade dos produtos, estimulando o aumento da produção, tendo em vista a preocupação com a saúde do consumidor.
O IMA irá auditar os serviços de inspeção municipal dos municípios conveniados, determinando que eles adotem um sistema de controle interno de serviços de inspeção sanitária, para viabilizar a comercialização intermunicipal entre eles. E havendo condições, estenderá a chancela de comercialização para todo o território estadual.
Tais ações atendem a demanda proposta pela Lei Estadual 19.476/2011 - que trata da habilitação sanitária de estabelecimentos agroindustriais rurais de pequeno porte no estado. E propiciam ao produtor rural um incentivo ao aumento da produção com a quebra de barreiras comerciais, gerando consequentemente, um aumento de renda, além da oferta de produtos de mais qualidade.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, esclarece que o convênio é uma ação conjunta que contribuirá para a evolução do processo de produção e venda dos produtos de origem animal devidamente inspecionados e fiscalizados. “Acreditamos que as ações estabelecidas irão colaborar para a implantação de procedimentos que garantam e valorizam a qualidade dos produtos, organizando melhor a distribuição da produção dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte”, explica.
Minas Gerais é o primeiro estado a realizar este tipo de acordo, pois considera que esta ação dará oportunidade as agroindústrias rurais a comercializarem seus produtos, expandindo a área de comercialização, rompendo assim, a barreira de limites por município.
Os municípios participantes são Tiradentes, Madre de Deus, Piedade do Rio Grande, Ibituruna, Dores Campos, Conceição da Barra de Minas, São Tiago, Prados, Resende Costa, Ritapolis, São João Del Rei, Santa Cruz de Minas, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Nazareno e Barroso.
Fonte: IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
◄ Leia outras notícias