Gestão

Competitividade no campo: ensino a distância qualifica homens e mulheres

Melhorar a gestão da propriedade rural, cooperar para a geração de renda e da qualidade de vida das famílias rurais e fortalecer o agronegócio brasileiro


Publicado em: 29/02/2012 às 17:40hs

Competitividade no campo: ensino a distância qualifica homens e mulheres

Estes são os objetivos do Empreendedorismo e Gestão de Negócios, um dos quatro programas de ensino a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (EaD Senar).

A iniciativa atende produtores de todas as regiões de Santa Catarina, oferecendo formação e profissionalização sem precisar sair de casa. Os demais programas abordam qualidade de vida, inclusão digital e escola do pensamento agropecuário.

“Para participar dos cursos, o produtor rural precisa apenas de acesso à internet. Poderá estudar a qualquer momento, escolhendo o melhor horário e local para a realização das atividades”, explica o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi.

O programa Empreendedorismo e Gestão de Negócios agrega os treinamentos Negócio Certo Rural, Trabalhador Empreendedor e Com licença vou à luta. Todos com 40 horas de atividades.

No Negócio Certo Rural, o produtor aprende a diagnosticar as potencialidades e deficiências da propriedade, a identificar novas ideias de negócio a partir da realidade e potencialidades da sua região e a compreender o capital necessário para viabilizá-lo. Além disso, identifica pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do negócio escolhido e viabiliza o planejamento e melhoria das atividades atuais ou do novo projeto. A capacitação auxilia ainda na criação de estratégias de comercialização dos produtos, visualizando novas oportunidades de mercado, formas de diminuir riscos e atuação junto a produtores com interesses semelhantes: associativismo e cooperativismo.

O Trabalhador Empreendedor desenvolve a visão empreendedora dos produtores rurais. Busca diagnosticar o nível de desenvolvimento da proatividade e as habilidades de trabalhar em equipe. Trabalha o comprometimento, comunicação e autocontrole. Ensina a contornar situações de risco na administração de negócios, de olho no sucesso.

Com licença vou à luta é um programa destinado às mulheres do campo. Aborda conceitos de empreendedorismo e características de empreendedores de sucesso. Auxilia no diagnóstico da propriedade, planejamento, organização, controle e avaliação dos resultados de um negócio.  Trata também sobre os aspectos gerais de leis trabalhistas, direitos e deveres do empregador e empregado, legislação ambiental, conceitos de liderança e características essenciais de um líder.

Para participar dos treinamentos, os produtores devem se inscrever no site www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias