Publicado em: 23/11/2012 às 15:40hs
Em suas mais recentes previsões sobre o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária brasileira em 2012, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta, para a produção animal, aumento de 6%, menos da metade do aumento previsto para a produção agrícola, que deve registrar expansão de 14,5%. Mesmo assim, o aumento do VBPA está vinculado apenas à avicultura, ou seja, à carne de frango e aos ovos.
Para a CNA, o VBP das carnes bovina e suína sofrerá redução (de 6,4% e 11,6%, respectivamente), enquanto o VBP do leite deve aumentar 4,4%, abaixo, portanto, da inflação anual. Assim, a contribuição para o aumento do VBPA virá, exclusivamente, da carne de frango (VBP 35% maior que o de 2011) e do ovo (aumento de 29%).
Para chegar a esses índices de expansão, a CNA estimou aumento de 2% na produção de carne de frango e de ovos, além de incrementos de, respectivamente, 32,1% e 26,3% nos preços médios reais dos dois produtos.
Detalhe: independente de alcançar ou não o VBP previsto, a carne de frango está colocada como o quarto principal produto da agropecuária brasileira, atrás apenas da soja, da carne bovina e da cana de açúcar.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias