Gestão

CNA defende busca de conhecimento para consolidar produção sustentável

Presidente da CNA fala sobre ações de parceria com a Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade, em Potsdam, na Alemanha


Publicado em: 24/02/2012 às 09:30hs

CNA defende busca de conhecimento para consolidar produção sustentável

A agropecuária brasileira está buscando os necessários conhecimentos técnicos e científicos para consolidar a produção sustentável de alimentos com preservação ambiental. Durante visita a Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade, nessa terça-feira (22-3), em Potsdam, na Alemanha, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, disse que conteúdos elaborados em parceria com a instituição poderiam ser utilizados nos cursos de educação à distância do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), capacitando os produtores a gerenciarem suas atividades de forma sustentável e menos dependente do Estado.

O Projeto Biomas, desenvolvido pela CNA em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), também foi tema da conversa da senadora Kátia Abreu com a futura diretora da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade no Brasil, Gabriele Reitmeier. Segundo a presidente da CNA, o projeto, que criará vitrines tecnológicas nos diferentes biomas brasileiros, já começou a ser implantado na Mata Atlântica e no Cerrado. O próximo bioma a iniciar os trabalhos de pesquisa é a Caatinga. Segundo a senadora, o projeto democratizará a pesquisa na área rural, levando conhecimento e tecnologia aos pequenos e médios produtores que não possuem recursos para investir nesta busca de conhecimento.

A senadora Kátia Abreu afirmou, também, que a CNA estará presente à Rio+20, este ano, no Rio de Janeiro, levando suas posições debatidas em dois eventos prévios programados até junho. Acompanhada pelos presidentes das Federações da Agricultura de Alagoas, Álvaro Lopes de Almeida, do Amapá, Luiz Iraçu Guimarães Colares, e do Distrito Federal, Renato Simplício Lopes, além do presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, Ademar Silva Júnior, a presidente da CNA convidou a dirigente da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade para participar do Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima (FEED – 2012), que a CNA realizará em setembro, em São Paulo.

Mudanças Climáticas – A presidente da CNA participa hoje (23/02), em Berlim, na Alemanha, de uma conferência internacional organizada pela Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria Alemã (BDI), para debater a capacidade dos países emergentes e industrializados de enfrentar o desafio das mudanças climáticas. A participação da senadora Kátia Abreu, que falará no painel “Instrumentos da economia de mercado dos países emergentes e industrializados – exemplos práticos”, será às 12h30, no horário de Brasília. A palestra poderá ser acompanhada, em tempo real, no endereço eletrônico http://climate.fnst.org ou seguida pelo Facebook.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias