Gestão

Circuito Aprosoja auxilia o produtor no planejamento de safra

O Circuito Aprosoja 2012 foi apresentado nesta quarta-feira (11) para a imprensa de Mato Grosso


Publicado em: 12/04/2012 às 09:30hs

Circuito Aprosoja auxilia o produtor no planejamento de safra

O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, divulgou aos jornalistas a programação do evento em Cuiabá e também o cronograma das palestras pelo interior. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (12), às 18h, no auditório do Senar. O economista Ricardo Amorim falará sobre macroeconomia e agronegócio, e o consultor André Pessoa apresentará os desafios e as tendências do mercado de soja.

Considerado o maior evento do calendário agrícola do estado, o tema central do Circuito Aprosoja este ano é sucessão familiar. “O tema deste ano é a sucessão familiar, algo que precisa ser discutido entre as famílias para que os negócios se perpetuem de forma responsável e viável. Nossa intenção é despertar o interesse dos produtores para o assunto, motivando-os a planejar a transição dos negócios”, disse Carlos Fávaro. A expectativa é que 3.500 pessoas participem do evento nos 22 municípios onde serão apresentadas as palestras.

Durante a coletiva, também foi feita uma apresentação sobre os números desta safra de soja e milho em Mato Grosso e as perspectivas para as próximas safras. A gerente da Comissão de Crédito, Comercialização e Renda da Aprosoja, Maria Amélia Tirloni, revelou que houve um aumento de 85% de área plantada no estado nos últimos 10 anos. Em relação à safra 2011/12 de soja, que já está praticamente encerrada, a área total cultivada foi de 7 milhões de hectares, um incremento de 14% em relação à safra passada. Mato Grosso deve colher este ano 21,3 milhões de toneladas de soja. Para o próximo ciclo agrícola de soja a expectativa é que o estado possa chegar a 7,4 milhões de hectares, utilizando áreas de pastagens, sem a abertura de novas áreas.

Carlos Fávaro explicou que este incremento ocorrerá principalmente em razão dos bons preços da oleaginosa no mercado. “Com a soja mais valorizada, o produtor está conseguindo antecipar a compra dos insumos. E também investir na conversão do solo que antes era pasto para lavoura, o que demanda um alto investimento”.

O presidente da Aprosoja destacou ainda que o produtor precisa ficar sempre atento às movimentações do mercado. “Ano após ano a gente observa que os produtores estão cada vez mais organizados e antecipando os negócios. Ao mesmo tempo em que ele tem que plantar, já precisa estar acompanhando os preços para fazer a compra dos insumos da próxima safra e realizar a comercialização do grão. Por isso o tema de planejamento de safra é um assunto fixo dentro do Circuito Aprosoja. Nosso objetivo principal é levar informações estratégicas ao produtor, auxiliando-o na tomada de decisões”.

Realização - O Circuito Aprosoja é realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). O patrocínio é da Intacta, Syngenta, Banco do Brasil, Basf e Sicredi.

Confira a programação completa do Circuito Aprosoja na agenda do site.

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias