Publicado em: 03/07/2012 às 07:40hs
Uma iniciativa do Grupo de Extensão em Segurança dos Alimentos (Gesea), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), pretende minimizar o desconhecimento das pessoas quanto aos aspectos relacionados ao alimento seguro. “É notável que a população está exposta à insegurança alimentar no que se refere à qualidade sanitária dos alimentos e por isso deve ser informada e motivada para contribuir com a mudança desse cenário”, alerta Gilma Lucazechi Sturion, coordenadora do Gesea e professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da ESALQ.
A professora Gilma é a responsável pelo lançamento do primeiro volume da publicação “Alimento seguro e o papel do consumidor”. Trata-se de uma compilação de 21 artigos, escritos pelos alunos do curso de Ciências dos Alimentos, todos integrantes do Gesea, que abordam temas de interesse do consumidor e que contribuem para a segurança do alimento. Os assuntos abordados são Alimento seguro: o que significa?; Higienização de alimentos: um benefício para sua saúde!; Como fazer uma “compra segura”; Higiene na cozinha; Por que a cozinha é um ambiente ideal para os microorganismos?; Salmonella só dá em ovo?; Botulismo: o que é e como prevenir; Óleo de fritura: até quando usá-lo?; Gorduras trans; Light e diet – não confunda!; Vendedores ambulantes garantem o alimento seguro?; Saneantes: o que são e para que servem?; Embalagem e rotulagem: importância para aquisição do alimento seguro; Como comprar carnes?; Comidas de praia são seguras?; Dicas para determinar a qualidade dos ovos; Aquisição e armazenamento de pescado; Congelamento de alimentos; Consumindo com segurança na padaria; Conheça o leite que você toma; Churrasco seguro.
Divulgação – Parte desses artigos foram publicados em jornais e discutidos em programas de rádio em Piracicaba. “Assim o Gesea contribui para a educação do consumidor, desenvolve um projeto que orienta o ato da compra a partir de ações educativas junto à mídia e traz para a pauta do cotidiano do grande público noções sobre higiene dos alimentos e sobre o papel de cada um na cadeia alimentar como agente de mudança”, comenta a professora Gilma.
A próxima edição começou a ser trabalhada e deve apresentar temas como Agrotóxicos; Açaí e mal de chagas; Dicas de higiene dentro de casa; Novos métodos de conservação de alimentos; Dicas na hora da compra nos supermercados; Infecção x Intoxicação; Queijos; Água; Farinha integral; Certificações de carne; Iogurte Light x Diet; Alimento rastreado; Irradiação de alimentos.
“Alimento seguro e o papel do consumidor” está disponível para download, de forma gratuita, no endereço www.esalq.usp.br/gesea/projetos.html. Informações pelo e-mail gesea@usp.br.
Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ
◄ Leia outras notícias