Gestão

BALANÇO SEMANAL CNC ? 26 a 30/11/2012

Setor aguarda posicionamento do governo a respeito de proposta para mitigar a queda nos preços do café. No mercado, notou-se muita volatilidade e realizações de lucro devolveram os ganhos nesta 6ª-feira


Publicado em: 03/12/2012 às 10:10hs

BALANÇO SEMANAL CNC ? 26 a 30/11/2012

NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO — Desde a semana passada, quando o setor produtor, representado por Conselho Nacional do Café (CNC), Comissão Nacional do Café da CNA e Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura, reuniu-se com os secretários executivo, José Carlos Vaz, de Produção e Agroenergia, Gerardo Fontelles, e com o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edilson Alcântara, estamos no aguardo de um posicionamento do governo federal sobre a proposta apresentada e prontamente endossada pelo staff da Pasta.

Temos a certeza de que o governo terá a sensibilidade necessária em relação à nossa solicitação e, certamente, na próxima semana, já veremos o encaminhamento desse projeto. Isso porque os representantes do governo entenderam como “viável” a proposta, haja vista que não gerará impacto orçamentário, considerando que está vinculada diretamente aos R$ 1,5 bilhão do Funcafé já aprovados para a estocagem na safra atual.

Além disso, é fundamental que se adote uma ação nesse momento para que os preços possam se recuperar. Para isso, temos a confiança de que o governo federal honrará o compromisso assumido e permitirá aos produtores, já tomadores ou que ainda venham a adquirir os recursos do Funcafé destinados à estocagem na safra 2012, vender seu café a preços remunerativos.

MERCADO
— Os contratos futuros do café arábica fecharam praticamente inalterados em relação à semana anterior na Bolsa de Nova York, em uma semana marcada por intensa volatilidade. Entre a mínima e a máxima registradas no período, houve uma diferença de aproximadamente 900 pontos, ou mais de 6%. As cotações apontavam fortes perdas nos primeiros pregões por força de um intenso movimento de vendas dos fundos, que alcançaram, na semana anterior, uma posição líquida de 24 mil contratos “short”.

Com alguns desses grandes players liquidando as apostas de que os preços iriam cair, o mercado apresentou recuperação no meio da semana, mas novos movimentos especulativos e de realização de lucros dos comprados, nesta sexta-feira, praticamente anularam os ganhos.

De acordo com relatório do Rabobank, os preços do café arábica devem subir em 2013 com suporte do aumento da demanda e de compras para recompor estoques. Contribuindo para a expectativa do banco holandês, a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, em sua primeira estimativa de produção para o próximo ano, divulgou, na quinta-feira (29/11), que a safra 2013 do grão na sua área de atuação terá queda de 25% na comparação com 2012.

A cooperativa, que é associada ao Conselho Nacional do Café, projetou em 7,25 milhões de sacas de 60 kg a produção em sua área de abrangência, a qual engloba 12 mil produtores da commodity nas regiões Sul e Cerrado de Minas Gerais e também no Estado de São Paulo. Vale recordar que a safra 2013 será a negativa no ciclo bienal do café arábica.

Fonte: Assessoria de comunicação - CNC

◄ Leia outras notícias