Publicado em: 13/04/2012 às 18:50hs
Assembleia Eleitoral
Organizada pelo Comitê Eleitoral, composto pelos Associados: Gustavo Vieira, Pedro Crosara Gustim e José Wilson Resende, a Assembleia Eleitoral da ABCB Senepol ocorreu dia 17 de março, quando o ex- Presidente Sr. Ricardo Pereira Carneiro, anunciou o nome do novo presidente eleito Sr. Gilmar Goudard.
Em seu primeiro discurso aos presentes, Sr Gilmar reforçou a importância da responsabilidade que assume diante dos criadores e sócios da Associação, devido à expressiva representatividade apurada na urna, obtendo 100% de aceitação dos votos válidos, mostrando assim a coesão e convergência dos criadores/associados dando credibilidade, acreditando no trabalho da nova equipe que assume a direção da raça Senepol. Gilmar ressaltou, ainda, que terá seu compromisso firmado pela ética, transparência, dedicação e lisura do patrimônio da raça Senepol.
A nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol ficou, então, assim definida:
Assembleia Ordinária
No mesmo dia da eleição, a diretoria da Associação Senepol aproveitou a ocasião e a presença de diversos associados para realizar a Assembleia Ordinária 2012, apresentando os principais tópicos do Demonstrativo dos Resultados Financeiros, do Balanço Patrimonial, e ainda do Resultado do Exercício em 31/12/2011, documentação que expôs o balanço da gestão e demonstrou a saúde financeira da Associação.
O ex-Presidente Ricardo Pereira Carneiro apresentou o Parecer do Conselho Fiscal, o qual acompanhou periodicamente as informações e validou o documento final para prestação de contas junto a Assembleia. E, concluindo a pauta da Assembleia Ordinária, Carneiro apresentou os índices dos Resultados Operacionais das Gestões que coordenou a ABCB SENEPOL por dois mandatos (2007-10 e 2010-12). Os índices apresentados remetem ao cenário evolutivo entre os anos 2007 e 2012 (até o dia 15 março).
Dentre os índices abordados, destacou-se em todos o crescimento acelerado da raça. As abordagens partiram dos indicadores como RGN e RGD em todas as categorias de registro, distribuição de associados por estados e número de associados crescente, mercado de sêmen e excelente resultado no ano de 2011 (ASBIA), além das média evolutivas dos leilões (destaque para fêmeas PO), evolução financeira e fluxo de caixa como principais conquistas e melhorias que a gestão contribuiu para a Associação.
Novo Regulamento do SRG
Durante a Assembléia Ordinária, a nova diretoria da ABCB Senepol aproveitou para debater temas relevantes para a entidade, relacionado às alterações do Novo Regulamento do SRG. Ficou definido que a Nova Diretoria daria continuidade e prioridade ao SRG e homologação do Regulamento junto ao MAPA não gerando prejuízo ou danos aos criadores, mas sim, visando um sistema mais fiel e responsável pelos dados genealógicos dos animais inscritos nos livros da Associação.
Os índices mensurados pelo mercado indicam que o ano 2011 foi muito positivo para o Senepol e exaltou sua força e representatividade na pecuária nacional. Para confirmar esta afirmação, a Associação baseia-se nos seguintes indicadores:
Junto a este cenário de crescimento e consolidação da raça, a Diretoria Executiva, juntamente com o Conselho Deliberativo Técnico e o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), finalizou recentemente as modificações e ajustes do Regulamento do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol.
"As modificações foram necessárias e feitas a tempo, dado ao volume do crescimento do rebanho da raça Senepol. Os controles e certificações que validam todo o processo de registro genealógico devem ser feitos de forma a assegurar ao máximo a informação que o certificado de registro carrega. Ou seja, crescer é importante, expandir a raça é fundamental, mas assegurar o sistema de registro e banco de dados é a obrigação principal da Associação”, avalia Celso Menezes, Superintendente Substituto da ABCB Senepol.
“Esta força tarefa foi fundamental para que pudéssemos realizar os ajustes do Regulamento e encaminhá-lo ao MAPA para homologação oficial, pois com o ritmo crescente da raça e alta demanda por touros, doadoras e embriões, a Diretoria precisa ter o cuidado de rever todos os artigos e efetuar as modificações necessárias, obedecendo à risca as sugestões apresentadas pelo representante do MAPA que faz parte do Conselho Deliberativo Técnico”, finalizou Gilmar Goudard, atual Presidente da ABCB Senepol para o biênio 2012/2013.
Mais informações sobre a raça Senepol podem ser obtidas através do site www.senepol.org.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABCB Senepol
◄ Leia outras notícias