Publicado em: 19/04/2012 às 07:35hs
Realizada no Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa (SP) em 27 de março, a primeira assembléia do ano da Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS) teve como objetivos a escolha da nova diretoria e a reformulação do estatuto da associação.
Rodrigo Paniago, sócio e consultor da Boviplan, foi reeleito por unanimidade após dois anos presidindo a APPS, uma entidade sem fins lucrativos formada por profissionais da área de ciências agrárias e que tem como meta a difusão de tecnologias para a pecuária sustentável. A associação tem ainda a intenção de prover conhecimento técnico-científico em debates sobre a bovinocultura no país, além de promover a sustentabilidade da pecuária brasileira.
A vice-presidência continua com Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria. Os novos membros são Pedro Veiga da Universidade Federal de Viçosa (Diretor Técnico), Paulo Araripe da Projepec (Tesoureiro) e Roberto Risolia da Dow AgroSciences (Diretor de Comunicação).
Segundo o presidente reeleito, o que motivou a criação da APPS foi a necessidade sentida pelos profissionais ligados ao setor pecuário de defendê-lo dos constantes ataques sofridos, em sua grande maioria decorrentes da desinformação de seus críticos.
"Os compromissos assumidos pela APPS são: desmistificar a pecuária como vilã no processo de degradação ambiental e mostrar o quão ambientalmente positiva ela pode ser; incentivar a recuperação de pastagens; buscar novas tecnologias para a produção sustentável; promover a sustentabilidade econômica, social e ambiental da pecuária e orientar a sustentabilidade em todas as esferas de influência", afirma Paniago.
Ainda de acordo com Paniago, a pecuária nacional está passando por grandes mudanças, ocasionadas pelas alterações constantes do mercado, que cada vez são mais rápidas. "Estas mudanças ocorrem tanto pelo aumento da importância da exportação da nossa carne, trazendo os efeitos da globalização para o mercado brasileiro, como também pelo aumento na exigência do mercado interno por qualidade e por novas questões ligadas à segurança alimentar, meio ambiente e bem estar animal, aspectos cada vez mais valorizados pelos consumidores do país".
Para Roberto Risolia, Diretor de Comunicação da Associação, o setor produtivo da cadeia da carne bovina já saiu da inércia e trilha os caminhos da profissionalização quando leva em consideração a sustentabilidade. "É possível, viável e imprescindível que o pecuarista mantenha-se na atividade de forma rentável sem agredir o meio ambiente. A necessidade de fornecer alimentos cada vez mais seguros e que respeitem o planeta faz parte da filosofia de todas as instituições que apóiam o APPS", complementa.
Os membros da Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável, atualmente, são: Agripoint, Agroeconômica, Alcance, Atual, Bigma, Boviplan, Burgi, Carta Pecuária, Coan, Consupec, Dow AgroSciences, DTA, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Cerrados, Embrapa Informática, Embrapa Pecuária Sudeste, Exagro, ESALQ, Estação Experimental Fazenda Figueira, Instituto de Zootecnia, ACNB, Projepec, Projeta, Scot, TCA, Terra, UFMT e UFV.
Fonte: ML&A Comunicações
◄ Leia outras notícias