Gestão

Aiba lança o personagem "Alaor, o Agricultor" na Fenagro 2012

Ele é a cara de um Brasil que produz muito e bem. Que gera empregos e renda, não apenas na zona rural, mas na indústria e no comércio das cidades


Publicado em: 21/11/2012 às 12:20hs

Aiba lança o personagem "Alaor, o Agricultor" na Fenagro 2012

De um Brasil que, com tecnologia de ponta, competência, profissionalismo e respeito ao planeta, se consolida como o grande fornecedor de alimentos do mundo, para uma população que cresce exponencialmente. Ele é o agricultor brasileiro, que será homenageado no estande da Cadeia Produtiva dos Grãos, liderada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na 25ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

O projeto do estande está centrado no personagem “Alaor”, cartum extraído de uma cartilha homônima, que a Aiba lança na feira. Em um roteiro de banners explicando o percurso que o milho faz desde a lavoura até chegar ao consumidor final, as crianças vão tomando conhecimento com as etapas do plantio, as responsabilidades do produtor rural, ao passo que conhecem o grão in natura, uma mini usina de soja, além de sementes e outros materiais agrícolas que serão expostos no estande pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Na Fenagro, os pequenos mais uma vez podem brincar no Jogo da Vida no Campo, lançado pela Aiba na edição de 2011 da feira, com grande adesão dos estudantes da rede pública e privada que visitam o evento. O jogo, inspirado no clássico Jogo da Vida, é o roteiro de um agricultor/pecuarista, com os ônus e bônus da atividade. Tudo isto, em um tabuleiro gigante, onde as crianças atuam como “peças” jogo. “Os participantes têm de buscar crédito e pagar com juros, respeitar a legislação ambiental, o calendário de vacinas, comprar máquinas e vender a safra, como na vida real”, explica Catarina Guedes, criadora do projeto. Para animar a brincadeira, monitorada por uma estudante de Biologia da UFBA, Marina Sande, até uma moeda própria foi criada, o “Rural”.

Cartilha

Com coordenação e texto da jornalista Catarina Guedes, ilustrações de Cristian Jungwirth e apresentação do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, a cartilha Alaor o Agricultor apresenta a crianças, estudantes e adultos um importante ator social, cuja influência está presente na maior parte do tempo na vida das pessoas, mas que poucos conhecem de fato, ou percebem a sua importância.

“A gente acha que as coisas que compra na feira ou no supermercado chegaram lá por algum meio de transporte, mas esquece que alguém produziu tudo aquilo. E este alguém que produziu está tão longe de nós, que não temos a menor ideia de quem é, e nem ligamos para saber dele: como vive, o que faz, como trabalha todos os dias sob o sol, faça frio ou calor”, diz Roberto Rodrigues em sua apresentação. Roberto Rodrigues, maior entusiasta da valorização do homem do campo brasileiro, encabeça o movimento nacional “Sou Agro” em defesa do produtor rural.

Segundo o presidente da Aiba, Walter Horita, com este projeto, a instituição dá seguimento às ações de valorização do homem do campo que se intensificaram desde 2010, quando a Associação completou 20 anos e criou a campanha “O campo está em toda parte, mas nem sempre você vê”.

"Segundo a estimativa da FAO, seremos, em 2050, nove bilhões de seres humanos sobre a terra, precisando de alimentos e fibras vegetais, demandando duas vezes a oferta de hoje, com uma população de 7 bilhões. Para dar conta, temos de produzir mais, e em menos espaços. Isso significa investimento em tecnologia para aumentar produtividade, e em pesquisa científica para desenvolver novos cultivares”, diz Horita, segundo quem, sem o trabalho do produtor rural, não há chance de sobrevivência da espécie.

“É importante que os habitantes da cidade entendam quanto é complexo o `jogo` da produção, e este projeto mostra isso de uma maneira clara, bonita e divertida”, conclui Horita.

Fonte: Assessoria de Imprensa AIBA

◄ Leia outras notícias