Publicado em: 13/04/2012 às 19:20hs
Por meio da Associação Goiana de Suinocultores (AGS) e do SENAR em parceria com a Associação dos Granjeiros Integrados do Estado de Goiás (AGIGO), mais de 25 produtores presentes no stand do Sistema FAEG/SENAR na Tecnoshow 2012 puderam conhecer as novidades do PNDS voltadas ao suinocultor. Organizada pela empresa Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), a feira que está em sua 11ª edição é uma vitrine de tecnologias para os “homens do campo”.
Neste primeiro encontro, os participantes puderam conhecer um pacote de soluções para as granjas de suínos promovido pela AGS com ferramentas do PNDS, como as atividades do Programa de “Qualificação Profissional em Suinocultura”, realizado em parceria com o Senar/GO, que pretende levar as granja de suínos mais tecnologia, e técnicas de manejo atualizadas. Durante a feira, foram formadas turmas nas granjas Santa Luzia, São Tomé, Master, Nossa Senhora Aparecida e também na agropecuária Ponta Verde, para o módulo de qualificação de gerentes de granja, que tem inicio no dia 23 de abril. “Já no mês de maio, daremos continuidade à capacitação nessas cinco granjas cadastradas, onde iniciaremos os cursos modulares voltados aos colaboradores, que contarão com o temas: manutenção de granjas, de reprodução, de maternidade, de creches, de terminação e por fim o módulo fábrica de ração”, explica a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves. A expectativa dos organizadores é formar mais de 10 turmas de capacitação somente na região de Rio Verde.
Dentre as atividades do stand, a AGS anunciou também o programa “Negócio Certo Rural”, realizado pelo Sebrae, como parte das ações da entidade este ano. Oferecido gratuitamente, o programa atende tanto pessoas que buscam orientações práticas na abertura de novos negócios, quanto empresários que já possuem uma empresa e desejam avaliar suas estratégias e melhorar a sua administração.
Segundo o presidente da AGS, Júlio Carneiro, a proposta do Negócio Certo Rural é uma qualificação que amplia a visão do produtor para um negócio mais lucrativo e organizado. “O projeto ajudará o produtor de grandes e pequenas granjas a promover a gestão da propriedade rural e fortalecer o espírito empreendedor no produtor, gerentes, colaboradores e suas famílias”, diz. Dentro do projeto, os alunos precisão cumprir as cinco etapas do programa: encontrar uma ideia de negócio, verificar sua viabilidade, formaliza-lo, organiza-lo, administra-lo e promover o relacionamento com o mercado. Cada etapa visa orientar o produtor a identificar áreas de investimento, analisar a viabilidade do negócio, elaborar projeto e gerenciar os empreendimentos com sucesso. Para Wanessa Neves de Faria, Coordenadora da Área de Pequenos Animais do Senar/GO, o encontro foi uma grande oportunidade para mobilizar produtores na melhoria de suas granjas “Esse ano, pretendemos no PNDS trabalhar esse grande gargalo que é a qualificação da mão de obra, fator que consideramos fundamental dentro de todo o processo para se atingir a meta do Projeto”, comenta.
Como parte do pacote de soluções para as granjas de suínos, a AGS propôs ainda o plano nutricional nas granjas, que tem o objetivo de treinar cozinheiras e esposas dos funcionários para o melhoramento das refeições, balanceamento nutricional e a segurança de preparo do alimento, com o apoio de nutricionistas. Outra proposta é a elaboração do planejamento de negócio, que visa a percepção de oportunidade e como conseguir melhores resultados dos negócios, explica a gerente executiva, Crenilda Neves. “Este processo será acompanhado por um economista que dará a base para a elaboração deste planejamento”, garante a gerente.
Para marcar sua presença na feira, a entidade estadual ainda proporcionou a Diretoria da FAEG/SENAR e aos alunos do projeto Agrinho, e do projeto “Faeg Jovem”, presente no evento, a degustação de alguns pratos de carne suína como pastelzinho e rissoles. A ação buscou mostrar de forma prática a diversidade de pratos feitos com o produto suíno. “O projeto de desenvolvimento da suinocultura ganha força com estas participações em feiras e eventos que demostram ao público interessado as vantagens e novidades da suinocultura” complementa Crenilda Neves.
Para a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, encontros como esse permitem levar as oportunidades que o Projeto oferece um número representativo de suinocultores. “Nosso trabalho para capacitar a mão de obra na suinocultura nacional tem sido bastante efetivo, mas para ampliar ainda mais os resultados, precisamos que o produtor conheça nossos serviços e a mudança que trazem para administração da propriedade e para a produção de suínos como um todo”, encerra.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias