Gestão

AGRO: Em vez de quilos, Cocamar agora vende ao produtor um número preciso de sementes

A Cocamar tem avançado a passos largos no segmento de sementes de soja e trigo desde que passou a contar com uma UBS no norte do Paraná


Publicado em: 13/09/2023 às 09:00hs

AGRO: Em vez de quilos, Cocamar agora vende ao produtor um número preciso de sementes

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial tem avançado a passos largos no segmento de sementes de soja e trigo desde que passou a contar, em 2018, com uma UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) no norte do Paraná. E, entre outras novidades para a safra de verão 2023/24, a marca Sementes Cocamar está sendo uma das primeiras do país a fornecer o insumo aos produtores não mais por quilos, mas pelo número de sementes a serem cultivadas.

Mais assertividade - Essa medida, conforme explica o gerente comercial de Sementes da cooperativa, Paulo André Câmara, facilita os cálculos dos produtores, que passam a ser mais assertivos nas suas aquisições, eliminando possíveis sobras e gastos desnecessários, o que quase sempre acontece quando eles levam as quantidades em quilos. Agora, as sementes são comercializadas em sacas e bags com, respectivamente, 200 mil e 5 milhões de unidades.

Por metro linear - “Os produtores passam a comprar a quantidade certa”, comenta o gerente, salientando que eles trabalham com um número de sementes por metro linear. Em média, na operação de semeadura, a plantadeira deixa doze sementes por metro linear, o que totaliza 270 mil por hectare.

Referência - “Em poucos anos no setor de sementes, a Cocamar já se tornou uma referência”, destaca o gerente, ao ressaltar que a cooperativa conta com o que há de mais moderno em maquinários e estruturas. Conforme explica, o número de equipamentos para o tratamento industrial de sementes passou de dois para quatro e a marca Sementes Cocamar faz parte de um restrito grupo que detém certificados de excelência em tratamento de sementes renovados anualmente por companhias de conceito internacional.

Rastreabilidade - Outra novidade introduzida nas embalagens de sementes é a rastreabilidade de todo o processo, que pode ser acessada por meio de um QRCode com informações desde os campos de produção até a expedição e detalhes de etapas como o controle de qualidade em laboratório e testes de germinação e vigor.

Produção própria - Atualmente, 60% de todo o volume de sementes de soja e 100% de trigo demandado pelos cooperados, têm como origem a UBS da cooperativa em São Sebastião da Amoreira, município da região de Londrina. Neste ano, foram mais de 300 mil sacas de sementes de soja e 100 mil de trigo, 70% produzidas por cooperados. Os restantes provêm de várias regiões credenciadas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Principais - O gerente comenta ainda que doze dos principais cultivares de soja utilizados pelos cooperados, são oriundos da UBS, entre elas a BMX Fibra, a mais semeada por suas características de adaptabilidade e alta produtividade.

Superar expectativas - Por fim, como as sementes ficam guardadas no período de abril a setembro, os armazéns da UBS foram dotados de isolamento térmico para preservarem a qualidade e o vigor do produto. “Estamos procurando aperfeiçoar continuamente os processos, maquinários e garantir uma semente que supere as expectativas dos produtores”, afirma o gerente de Produção de Sementes, Diogo Amaral. Os investimentos, acrescenta, estão em linha com o planejamento estratégico da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias