Publicado em: 13/02/2023 às 09:20hs
2022 foi um marco para a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). A entidade realizou muitas iniciativas com excelentes resultados em prestação de serviços, oferta de produtos e networking, fortalecendo e valorizando a comunicação e o marketing no setor. Para 2023, estão programados avanços nas mesmas frentes e muitas novidades.
“A diretoria da ABMRA atuou como um time coeso e motivado, colocando em prática diversos projetos para celebrar o ano, que foi muito importante para nossa história. Reativamos os Comitês, realizamos eventos, como o 14° Congresso de Marketing do Agro e a 20° Mostra de Comunicação. Esse trabalho proporcionou resultados valiosos. Mais que dobramos o número de associados e diversas plataformas foram lançadas”, destaca Ricardo Nicodemos, presidente da entidade.
O 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA retomou o formato presencial e teve como tema central “A Comunicação como Agregadora de Valor e Condutora da Boa Reputação do Agro”. No total, 20 especialistas convidados compartilharam experiências e cases – inclusive internacionais. Mais de 350 participantes foram brindados com conteúdos e discussões de alto impacto. “O Congresso é um importante e respeitado evento, criado há mais de 35 anos. Ele é o palco de temas relevantes do marketing e da comunicação do Agro para avaliar conceitos, analisar tendências e gerar insights”, pontua Nicodemos.
Já a 20ª Mostra de Comunicação do Agro, considerado o maior festival de criatividade do segmento, obteve sucesso em 2022, e a partir deste ano torna-se anual. No total, concorreram 265 cases (22% a mais do que na edição de 2021), em 15 categorias. Foram distribuídos 45 prêmios. Os vencedores foram escolhidos por um júri de 35 criativos, formadores de opinião, especialistas em comunicação e produtores rurais. “A Mostra tem como objetivo central valorizar os investimentos em comunicação, além de anunciantes e agências. O marketing e a comunicação do Agro estão em um nível de qualidade, criatividade e profissionalismo extremamente elevado”, assinala o presidente da ABMRA.
Outro projeto de grande importância da ABMRA é a 8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural, o mais completo raio-x do produtor rural brasileiro, incluindo seus hábitos de mídia, conectividade, presença da mulher no Agro, comportamento de compras, educação e muito mais. Em sua mais recente edição, em 2021, foram 3 mil entrevistas presenciais em 16 estados, cobrindo as 14 principais atividades agrícolas e 4 de criação animal. “As empresas que adquiriram cotas para ter acesso ao estudo completo e ao software de mineração saíram na frente das concorrentes, projetando os seus investimentos de maneira muito mais efetiva e produtiva. Em 2022, elas comprovaram os benefícios de ter a pesquisa, acessando o mercado e realizando campanhas bem-sucedidas”, diz Ricardo.
Outros importantes projetos contribuíram para fortalecer a atuação da ABMRA, em 2022. É o caso das reuniões dos Comitês (Produtos e Serviços, Veículos de Mídia e Agências); o ABMRA Talks com debates essenciais para o segmento; o Ideia Café, que reuniu nomes de referência para discussões sobre os temas mais relevantes do Agro; e o Conexões ABMRA, que aproximou a entidade de outras associações de classe de fora do setor produtivo. Além disso, foi criado um programa de benefícios para os associados, com descontos em instituições de ensino.
2023 está repleto de inovações e novos projetos. “Este é o ano da revista Campo & Marketing, a primeira publicação focada em comunicação e marketing do Agro; o prêmio Top de Marketing e Comunicação, que valoriza o trabalho dos profissionais; a Academia ABMRA, focada no conhecimento e na educação; e o Anuário de Mídia e Serviços, que será um banco de dados de profissionais. Já lançamos este ano o Marca Agro do Brasil, projeto formado por diversas iniciativas que se conectam para aproximar a cidade do campo, com o objetivo de tornar o Agro uma paixão nacional. O brasileiro não conhece (ainda) as conquistas e o quanto o Agro torna nossa vida melhor. Precisamos contar essa história ”, informa Nicodemos.
“Junte-se ao nosso grupo. Garantimos uma boa prosa regada por aquele cafezinho com troca de conhecimento e boas histórias”, convida o presidente da ABMRA.
Clique aqui, baixe o relatório e confira na íntegra nossas ações.
Fonte: Texto Comunicação
◄ Leia outras notícias