Gestão

11º Congresso da ABAG debate o papel do agronegócio brasileiro na segurança alimentar e energética mundial

Evento, marcado para 6 de agosto, acontece num momento em que o mundo discute a necessidade de se ampliar em 60% a oferta de alimentos até 2050


Publicado em: 17/07/2012 às 18:20hs

11º Congresso da ABAG debate o papel do agronegócio brasileiro na segurança alimentar e energética mundial

Estão abertas as inscrições para o 11º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio em São Paulo no dia 6 de agosto. Tendo como tema “Brasil – Alimentos e Energias – Seguranças Globais”, o evento acontece num momento de intensa discussão sobre a instabilidade na oferta de alimentos e energia no mundo. Segundo estudos da FAO - Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas, a produção agrícola mundial precisa crescer 60% até 2050 para atender as necessidades de alimentação de uma população mundial com maior renda, mais numerosa e urbana.

Ainda segundo estimativas da FAO, o Brasil deve responder por cerca de 40% do crescimento necessário para garantir segurança alimentar ao mundo. Na mesma linha de raciocínio, estudos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam para um cenário de demanda de energia, no qual seria preciso descobrir mais quatro Arábias Sauditas em petróleo nos próximos 20 anos, o que equivaleria a um aumento de 40 milhões de barris por dia, em relação ao volume produzido atualmente.

Estas duas questões, que são cruciais para o desenvolvimento sustentável do mundo, suas dificuldades, desafios e oportunidades, ocuparão lugar central nas palestras e debates do Congresso da Abag. O evento será aberto pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e contará ainda com as participações de líderes das principais indústrias ligadas ao setor, assim como de representantes de cooperativas, órgãos públicos e entidades representativas do agronegócio.