Publicado em: 07/05/2014 às 00:00hs
Luiz Cláudio Paranhos: Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)
Por: Laura Pimenta - ABCZ/ExpoZebu e Bruno Nogueira - TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Luiz Cláudio Paranhos, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora da exposição, em um dos poucos momentos em que a programação do evento o permitiu sentar em sua sala no Parque Fernando Costa, avaliou os primeiros dias, a vinda da presidenta Dilma Rousseff, acompanhada de diversos ministros e autoridades, da reunião dos produtores com o pré-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves, bem como da vinda programada ainda para esta semana de outro pré-candidato, o ex-governador Eduardo Campos. Tudo isto sem perder de vista a intensa programação técnica e a adesão popular à 80ª edição da ExpoZebu.
Pergunta: Com dois movimentados dias de evento, como você definira o andamento da ExpoZebu 80 anos?
LCP: “A ExpoZebu 80 anos é uma grande homenagem aos nossos pioneiros e a todos aqueles que contribuíram com a pecuária brasileira, uma festa carinhosa, na qual pudemos receber com todo o respeito e conforto os criadores e famílias para homenageá-los. E tivemos dois momentos marcantes com essas pessoas. O primeiro, um coquetel de boas vindas, no qual as pessoas puderam conversar, encontrar amigos no coração da ABCZ, que é a pista de julgamento. E no dia seguinte, a pista estava formatada com uma outra configuração para poderem ouvir as propostas dos governantes para o setor. Tivemos a oportunidade de ouvir a mensagem da senhora presidenta da república, Dilma Rousseff, do governador Alberto Pinto Coelho e do ministro Neri Geller, além do companheiro Paulo Piau, prefeito de Uberaba. Eles também foram homenageados, juntamente com o ministro Aldo Rebelo e o deputado Ronaldo Caiado.”
Pergunta: A ExpoZebu recebeu, nos dias 02 e 03, dois dos principais pré-candidatos à Presidência da República, Aécio Neves e Dilma Rousseff, e ainda receberá no próximo dia 08 Eduardo Campos. Defina como a ABCZ vê a importância de seu principal evento tendo em vista a relevância política atingida nesta edição.
LCP: “Acho que o setor está cada vez mais sendo descoberto pela sociedade do País, que começa a cobrar da classe política atenção à pecuária. É um setor que emprega pessoas, que gera renda, que inova, alimenta a população e é referência mundial, é líder de exportações. E precisa ser respeitado por tudo isso que gera de bom pro país. Parece-me que, às vezes, a sociedade urbana vê a pecuária como uma coisa ruim. Muito pelo contrário. É o que garante boa parte da estabilidade econômica do País.
O Brasil precisa conhecer melhor o potencial da pecuária. A vinda destas lideranças, e de muitas outras que não foram citadas, mostra a força dos produtores. Acho que isso fortalece muito o setor junto ao governo, ficou muito clara a preocupação de eles virem falar com a gente. E nossa função, que foi exercida, é levar para eles os posicionamentos dos produtores. Por isto reunimos antes os nossos conselheiros de todos os estados do Brasil, para alinhar os pontos a serem cobrados e também as soluções nas quais acreditamos.
E é importante ressaltar que a presidenta Dilma Rousseff utilizou o palanque da ExpoZebu para anunciar uma série de medidas interessantes ao setor. E que ficamos muito honrados e agradecidos à senhora presidenta pela visita, pela consideração e pelas ações que ela anunciou.”
Pergunta: Entrando neste assunto, realmente foram diversos anúncios ao setor feitos por Dilma Rousseff, entre eles o destravamento do CAR, confecção do Plano Agrícola 2014/2015 e a assinatura do decreto da lei 4.761. Foram realmente bons anúncios para o setor?
LCP: “Sem dúvidas, foram bons anúncios. Mas vamos acompanhar de perto para que não pare por aí e para que as medidas anunciadas sejam postas em prática. Sobre o destravamento de toda a engrenagem do Código Florestal, que é o CAR. A presidente foi clara, e o ministro Neri Geller também, no empenho para fazer funcionar um Código que foi amplamente debatido por toda a sociedade em várias audiências no País inteiro. E entre os grandes homenageados da festa estavam os dois principais personagens do Código, que são o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e o ministro Aldo Rebelo, os dois relatores.
A assinatura do projeto de lei que regulamenta o registro genealógico também foi outra importante medida para aperfeiçoar todo o sistema de melhoramento genético da pecuária nacional, valorizando os animais qualificados, certificados e com alto potencial. As linhas de crédito que ela anunciou sinalizam que o governo começa a respeitar mais o setor e a ver que para cada real investido, muitos outros benefícios poderão vir, pois não adianta ter o recurso com difícil acesso.”
Pergunta: Para finalizar, faça um balanço deste início de exposição. Quem esteve no Parque Fernando Costa pôde perceber uma grande movimentação de visitantes, principalmente famílias.
LCP: “A feira nesses dois dias voltou a ter um caráter de muita movimentação popular. Ela voltou a ter várias atrações para as famílias e a população passou a interagir muito bem com isso.
Não é necessário trazer mega atrações quando você pode ter ações culturais bem pensadas, fazer interagir muito melhor a sociedade com o setor. As pessoas vêm ver os animais, escutar um bom jazz, vão à praça de alimentação e passam um bom momento aqui. Apesar de a ExpoZebu ter um caráter técnico excepcional e ter um posicionamento político importantíssimo, continua a ser uma atração popular, que abraça a população de Uberaba e região com vários eventos culturais, um programa de família, para todos, para mostrar a importância da pecuária brasileira. Uma pecuária moderna, competitiva e sustentável. Por isto estamos promovendo também a ExpoZebu Dinâmica, que é uma forma de mostrar, na prática, as principais tecnologias que impulsionam a produtividade e a competitividade de nossa pecuária.”
A ExpoZebu 80 anos segue com sua programação até o próximo dia 10. Para mais informações, acesse www.abcz.org.br, e baixe o aplicativo da ExpoZebu 80 anos para Android e iOS.z Claudio Paranhos
Fonte: TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
◄ Leia outras entrevistas