Publicado em: 12/09/2013 às 00:00hs
Jai Shroff: CEO da United Phosphoros Limited (UPL)
Por: Giovani Ferreira
Qual sua opinião sobre o potencial da Índia para o agronegócio mundial?
A população indiana está crescendo continuamente e a produção agrícola do país tem muitas limitações. Não podemos, por exemplo, ampliar a produção ao ponto em que está a produtividade no Brasil ou em outros países agrícolas desenvolvidos. A economia está crescendo, o consumo é muito alto e avança de um modo muito rápido. Como as pessoas estão entrando na classe média, o consumo de proteína está aumentando. A Índia está continuamente se tornando um país deficitário em alimentos e o governo está muito preocupado com a segurança alimentar.
Em que ritmo cresce essa demanda por alimentos na Índia?
Nós somos altamente deficitários em óleo comestível e em proteínas. E essa demanda está continuamente crescendo. Como a economia cresce e os negócios aumentam, pensamos que ao longo dos próximos cinco anos isso será um desafio cada vez maior para o governo indiano: como importar mais e mais comida. E isso é uma grande oportunidade para o Brasil e a América do Sul. O governo da Índia e o povo indiano estão muito perto de ser um parceiro de longo prazo do país.
Por que a demanda cresce? Pelo aumento da renda ou da população?
Há duas razões particulares. Uma delas é que a renda da classe média cresce continuamente. E [em segundo lugar] como as pessoas estão entrando na classe média seus hábitos alimentares estão mudando. As pessoas estão pedindo mais carne. O consumo de carne vermelha e de frango está crescendo, e isso exige muito mais proteína. Essa é a razão pela qual a Índia está buscando mais e mais alimentos.
Quais são os planos da UPL para o Brasil e a América da Sul?
Nós já investimos quase US$ 300 milhões no Brasil há dois anos. Agora está em processo de aprovação do conselho da UPL um investimento na área de manufatura, que será feito nos próximos 12 meses. Nosso negócio movimenta aproximadamente R$ 1 bilhão ao ano e nós pensamos que é possível crescer 30% por ano nos próximos cinco anos. Nós acreditamos que esse vai ser um dos mais importantes mercados para a United Phosphorus.
Fonte: Gazeta do Povo
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