Gestão

A presença da tecnologia no avanço do agronegócio pós pandemia

Essa transformação com o auxílio das plataformas digitais tem como objetivo a aceleração da adoção de uma tecnologia de ponta, onde a gestão eficiente de dados, por meio de “Big Data”, por exemplo, terá a capacidade de melhorar a informação sobre insumos, condições climáticas e no maquinário, tendo como um ponto principal o baixo custo e o aumento na produtividade


Publicado em: 19/08/2020 às 08:30hs

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A pandemia da Covid-19 forçou a sociedade a adotar medidas de isolamento social, e devido ao distanciamento físico, a tecnologia se tornou essencial para conectar produtores com vendedores e fornecedores, de forma a manter produções e abastecimentos a todo o vapor, o que com certeza foi um choque muito duro para o pequeno e médio produtor, mas um ponto crucial não há dúvidas, o agronegócio não pode ficar de fora desta revolução digital.

Dentre os principais benefícios da inovação no agro na pandemia temos as soluções nas comunicações on-line, onde reduziram e eliminaram a necessidade de contato entre pessoas, um dos principais fatores de transmissão da doença. Esse recurso já era efetivo em todos os elos da cadeia, onde se denominava o “antes da porteira”, e dentro das fazendas, nos setores de processamento e distribuição. Com a necessidade do isolamento foi intensificado o surgimento de plataformas específicas do agro, que permitem a troca simultânea de dados, assim mapas e indicadores em tempo real estão sendo grandes facilitadores na produção.

Essa transformação com o auxílio das plataformas digitais tem como objetivo a aceleração da adoção de uma tecnologia de ponta, onde a gestão eficiente de dados, por meio de “Big Data”, por exemplo, terá a capacidade de melhorar a informação sobre insumos, condições climáticas e no maquinário, tendo como um ponto principal o baixo custo e o aumento na produtividade. No que tange ao rastreamento do ciclo de vida do produto, pode-se destacar o “Blockchain”, definido pelo procedimento do plantio até a prateleira, garantindo certificações de qualidade, nos rótulos com QR Code, levando essas informações aos consumidores.

Na produção, seja de insumos, matérias-primas ou produtos acabados, as máquinas, que já respondiam de forma positiva antes da pandemia, sendo grandes responsáveis pela diminuição do impacto na economia, com certeza irão definir uma outra visão aos produtores, pois, boa parte das atividades nas fazendas e granjas serão modificadas por recursos tecnológicos como os drones, robôs e processos automatizados.

Quanto à distribuição, uma das válvulas propulsoras é a presença da logística, pois conta com a otimização na distribuição, gerando a diminuição de veículos para transportar a mesma carga, graças à inteligência de softwares, sem falar no bom serviço em relação à entrega, reduzindo o número de pessoas nas ruas. Assim o agricultor terá segurança, tanto em receber o produto, quanto à segurança cibernética do site ou do aplicativo, gerando toda a transação, e ao mesmo tempo, tendo um serviço diferencial no mercado.

O esperado é que na pós pandemia cresça o número de adeptos às compras online, já que 34% do total de agricultores estão dispostos a pedir sementes, fertilizantes e também defensivos agrícolas pela internet, essa com certeza será uma grande oportunidade de investimento e desenvolvimento para as empresas do setor, pois existe interesse pelos canais digitais. A prática entre produtores, como a fidelidade à marca do produto, também evoluiu, sendo criada uma geração de agricultores sofisticados, mais transacionais, agregando maior qualidade agronômica e valor ao produto.

Concluindo, o aporte do crescimento no agronegócio irá além, pois estará associado a outras áreas do conhecimento e da ciência, como a biotecnologia e nanotecnologia, assim tendo muitos recursos técnicos na exploração de matérias-primas do campo, e quem sabe, até mesmo na viabilização de curas ou vacinas mais eficientes. Não há dúvidas que a parceria da tecnologia com o agronegócio veio para ficar, e a COVID-19 intensificou ainda mais o seu valor, pois ajudou a mitigar os prejuízos causados e consolidou novas propostas aos produtores, no seu crescimento, e principalmente na gestão de uma forma diferenciada de se produzir após a pandemia.

Por Debora Espindola Campista Rocha, advogada do MLA – Miranda Lima Advogados.

REFERÊNCIAS

• Startups selecionadas para o “Desafio Covid-19: soluções digitais para o agronegócio  – 23/04/2020 : https://www.grupocultivar.com.br/noticias/startups-selecionadas-para-desafio-covid-19-solucoes-digitais-para-o-agronegocio

• Tecnologia do agronegócio ajuda no mapeamento da Covid-19; entenda!  – 16/04/2020 : https://www.canalrural.com.br/agronegocio/tecnologia-do-agronegocio-ajuda-no-mapeamento-do-covid-19-entenda/

Fonte: MLA - Miranda Lima Advogados

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