Publicado em: 12/09/2013 às 16:40hs
No sul de Minas Gerais, a colheita do café está em sua fase final e a estimativa é que até o fim deste mês os trabalhos dentro do campo sejam finalizados. O tempo está firme na região e até o próximo dia 16, a previsão é de tardes de sol e calor, segundo Aline Tochio, meteorologista da Climatempo.
Para o próximo fim de semana, o tempo quente associado a umidade alta favorece o crescimento de nuvens e pancadas isoladas de chuva ocorrem a partir da tarde. Entre os dias 17 e 18, os modelos mostram a chegada de uma frente fria que poderá conseguir romper o bloqueio atmosférico que está hoje sobre a região. Dentro de um período de 15 dias, os volumes acumulados devem ficar entre 50 e 70 milímetros.
A atmosfera no Brasil está mudando. A umidade aumenta pelo país o que indica a chegada da Primavera, no dia 22 de Setembro, às 17h44, horário de Brasília. Segundo a Climatempo, entre os dias 21 e 22, pode chover forte nas áreas cafeeiras do sul de Minas Gerais. “Com o avanço da frente fria, as nuvens de chuva serão reforçadas e há risco de temporal acompanhado de queda de raios em algumas localidades” alerta Tochio.
Balanço da safra
Estima-se que 90% da produção já foi colhida. A estimativa de produção gira em torno de 12.280 sacas na região do sul de Minas Gerais, porém, este valor caracteriza uma redução de aproximadamente 10,9% em comparação à safra anterior. Diversos fatores foram efetivos para a diferença entre safras.
“Essa queda na produção, decorrente da bienalidade negativa, foi minimizada pela boa produtividade das lavouras nas regiões da Serra da Mantiqueira e Centro-Oeste provocada pela inversão da bienalidade da produção em alguns municípios, como ocorreu na cidade de Nepomuceno e pelos bons tratos culturais impulsionados pelos bons preços do café nos últimos dois anos” é o que indica a terceira estimativa de safra realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais detelevisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Fonte: Linhas Comunicação
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