Clima

Inverno Desperta Atenção nos Setores de Energia e Agronegócio diante de Picos de Frio e Seca Prolongada

Impactos do La Niña Preocupam Especialistas e Setores Econômicos


Publicado em: 01/07/2024 às 14:40hs

Inverno Desperta Atenção nos Setores de Energia e Agronegócio diante de Picos de Frio e Seca Prolongada

O inverno deste ano traz desafios significativos para os setores de energia e agronegócio, alerta a Climatempo, renomada consultoria meteorológica da América Latina. Prevê-se períodos prolongados de seca, com temperaturas acima da média, além de episódios de frio intenso que aumentam o risco de geadas, especialmente nas áreas produtoras de café e cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil.

O fenômeno La Niña, previsto para se intensificar a partir de agosto e atingir seu pico no início do verão, será determinante. Ele ampliará os períodos secos já registrados neste inverno nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, ao mesmo tempo em que reduzirá significativamente as chuvas nessas áreas e prolongará a seca no Sul. Associado a temperaturas acima da média, espera-se que o La Niña aumente a pressão sobre o consumo de energia no país.

Ana Clara Marques, meteorologista especializada em clima para o setor elétrico da Climatempo, destaca que a formação do La Niña em agosto tende a prolongar o período seco e atrasar a chegada da estação úmida na primavera. Esse cenário, combinado com o aumento do consumo de energia devido às temperaturas elevadas, especialmente no Sul, alerta para a necessidade de precauções no setor elétrico.

No agronegócio, além do risco de geadas afetando culturas sensíveis como café e cana-de-açúcar, o La Niña pode trazer um início tardio de primavera, com potencial impacto negativo nas lavouras de inverno, como o trigo durante a fase de floração. Por outro lado, o fenômeno pode beneficiar as áreas do Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, com aumento das chuvas e condições favoráveis à agricultura.

Para discutir esses desafios e explorar estratégias de mitigação por meio da transição energética e outras medidas sustentáveis, a Climatempo realizará o II EMSEA (Encontro Nacional de Mudanças Climáticas para o Setor de Energia e Agronegócio) em 25 de julho, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP). O evento reunirá especialistas, profissionais e stakeholders dos setores de energia e agronegócio em discussões sobre o impacto das mudanças climáticas e soluções para promover a sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias