Clima

Fábricas de fertilizantes e moinhos de grãos na Flórida fecham em antecipação ao furacão Milton

Com a aproximação do furacão de categoria 4, diversas instalações suspendem operações para se proteger dos ventos e chuvas intensas


Publicado em: 10/10/2024 às 12:00hs

Fábricas de fertilizantes e moinhos de grãos na Flórida fecham em antecipação ao furacão Milton
Foto: © Noaa - Uma imagem de satélite mostra o furacão Milton atravessando o Golfo do México

Na quarta-feira, fábricas de fertilizantes, instalações de ração animal e pelo menos um grande moinho de farinha na Flórida interromperam suas atividades em preparação para os ventos devastadores e as chuvas torrenciais trazidas pelo furacão Milton. A tempestade, classificada como categoria 4, se aproxima da costa oeste do estado, levando milhões de pessoas a seguir ordens de evacuação ao longo de um trecho de mais de 483 quilômetros de litoral, com a previsão de chegada próxima à Baía de Tampa.

Milton é a segunda grande tempestade a atingir a Flórida em apenas duas semanas, sucedendo o furacão Helene, que devastou a região de Big Bend em 26 de setembro, causando estragos significativos nas áreas agrícolas do sudeste.

A fabricante de fertilizantes Mosaic anunciou a suspensão de suas operações na Flórida. A empresa, responsável pela extração de rocha fosfática no estado e pela produção de cerca de três quartos dos fertilizantes fosfatados da América do Norte, já havia informado que uma de suas instalações em Riverview estava inoperante devido à tempestade Helene. Segundo Veronica Nigh, economista sênior do The Fertilizer Institute, uma organização do setor, a expectativa é que Milton afete um número ainda maior de instalações de fosfato na Flórida do que Helene. “A falta de processamento e remessas de fosfato decorrente de Helene e agora de Milton restringirá ainda mais o mercado de fosfato”, destacou Nigh.

Cerca de 42% do fosfato de amônio, 32% da rocha fosfática e metade da capacidade de produção de ácido fosfórico processado a úmido dos Estados Unidos estão concentrados nas proximidades da Baía de Tampa. Além disso, cerca de 40% de todas as exportações de fertilizantes de fosfato dos EUA e 27% do total de exportações de fertilizantes passam pelo Porto de Tampa Bay.

A produtora de farinha Ardent Mills também decidiu fechar seu moinho Port Redwing, localizado ao sul de Tampa. Inaugurada em 2022, a instalação tem capacidade para produzir até 1,8 milhão de libras de farinha por dia, utilizando grãos importados ou trigo cultivado no Centro-Oeste e Sudeste dos Estados Unidos. Além disso, a Cargill Inc, uma das maiores empresas do agronegócio global, fechou preventivamente sua unidade de embalagem de sal e nutrição animal, que está na trajetória do furacão Milton.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias