Clima

Abril: chuvas espalhadas pelo Brasil

No geral, abril ainda será caracterizado pela presença de chuvas em todo o país, variando em intensidade conforme a região


Publicado em: 08/04/2024 às 11:45hs

Abril: chuvas espalhadas pelo Brasil

Durante o mês, são esperadas chuvas abaixo da média para o Tocantins, Goiás, Mato Grosso e grande parte do Pará, com diminuições de até 75mm. A região Nordeste como um todo merece atenção especial, pois pode registrar até 150mm de precipitação abaixo do esperado. No entanto, o centro-sul do Rio Grande do Sul pode ter níveis mais baixos, enquanto alguns estados apresentarão chuvas acima da média durante o mesmo período.

Levando em consideração o prognóstico para este mês e seu impacto na safra de grãos 2023/24, é relevante destacar os bons níveis de água no solo da região do MATOPIBA, resultado dos últimos meses, que beneficiaram o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safras. No entanto, o nível previsto é abaixo do histórico, o que pode favorecer a colheita, mas também comprometer o desenvolvimento das lavouras. Este cenário é esperado em Mato Grosso e Goiás.

O acumulado de chuva nas regiões Sul e Sudeste para o mês tende a influenciar positivamente o desenvolvimento das culturas de primeira e segunda safras, mantendo os níveis hídricos adequados no solo. No entanto, esse mesmo acumulado pode interferir na colheita. Nas outras áreas, os acumulados de chuva previstos são menores para o período.

No sul de Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras. A previsão aponta chuvas ligeiramente abaixo da média, o que pode impactar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Previsão para a segunda semana de abril

Entre os dias 10 e 16 de abril são esperados níveis elevados de precipitação na região Norte e em Mato Grosso, com acumulados superiores a 70mm ao longo de sete dias. Já nas regiões Sudeste e Sul, os níveis de chuva devem ser de até 55mm. O Nordeste brasileiro, por sua vez, receberá volumes acima de 45mm em todo o território.