Publicado em: 23/03/2012 às 10:00hs
As 136.752 toneladas métricas de grãos de café representam cerca de 16,5 bilhões de copos de café. Isso torna o UTZ CERTIFIED o maior programa, com selo, do plantio de café sustentável em todo o mundo. As vendas de chá produzido de forma sustentável aumentaram em mais de 50% no ano passado. E as vendas de cacau produzido de forma sustentável aumentaram em 150%. O envolvimento de marcas como Ahold, Sara Lee, Mars e Nestlé contribuiu para o crescimento da demanda por matéria-prima sustentável.
Café
O café com o selo UTZ CERTIFIED é cultivado, atualmente, em 23 países e vendido em 50 países. São novos parceiros do Programa do Café UTZ (UTZ Coffee Program), entre outras firmas, a Lidl, o Walmart e a Tchibo (quarta maior torrefação de café do mundo). Em 2011, várias das atuais parceiras expandiram as áreas de comercialização de seus produtos com o selo. A Sara Lee, por exemplo, lançou o café expresso UTZ CERTIFIED L'Or na França, Espanha, Bélgica e Holanda.
Cacau e chá
Em 2010, os primeiros produtos com o selo de cacau UTZ CERTIFIED chegaram ao mercado. A Mars e a Nestlé impulsionaram, visivelmente, as vendas de cacau em todo o mundo. A Mars, por exemplo, está comprando quantidades maiores de cacau certificado pelo programa UTZ para suas barras de chocolate das marcas MARS e BALISTO. Chás com o selo são comercializados agora na Holanda, pelas marcas Albert Heijn e Pickwick. Depois do lançamento do Código de Conduta para o Rooibos (chá vermelho), a Pickwick foi a primeira a lançar chás Rooibos plenamente certificados pelo UTZ CERTIFIED. A Albert Heijn também está comprando quantidades maiores de chá UTZ CERTIFIED. No Vietnã, o chá UTZ CERTIFIED é vendido pela marca Tan Huong e, na África do Sul, a Carmien oferece Rooibos com o selo UTZ.
Fonte: UTZ CERTIFIED
◄ Leia outras notícias