Certificação

UTZ Certified e o Governo de Minas Gerais, unem forças para promover a agricultura sustentável

A parceria UTZ / Certifica Minas Café permite que os produtores acessem mercados internacionais


Publicado em: 16/09/2013 às 09:20hs

UTZ Certified e o Governo de Minas Gerais, unem forças para promover a agricultura sustentável

A UTZ Certified e o governo de Minas Gerais, Brasil, consolidaram um acordo de colaboração em longo prazo no evento do aniversário da Organização Internacional do Café em Belo Horizonte. A aliança, que consiste no alinhamento do Código de Conduta UTZ e o padrão de certificação Certifica Minas Café, um esquema de certificação brasileiro, beneficiará mais de 1800 produtores de café em Minas Gerais, facilitando o seu acesso a mercados internacionais através da rede de ação da UTZ Certified.

Desde 2011, o governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Agricultura, e a UTZ Certified trabalharam juntos para encontrar melhores meios de promover o valor do café sustentável brasileiro internacionalmente. Nos últimos dois anos, o Certifica Minas Café (CMC) e a UTZ alinharam seus códigos de conduta e definiram áreas chave para cooperação. Como resultado, ter um certificado CMC, hoje, é equivalente ao primeiro ano de cumprimento da certificação Código de Conduta UTZ.

A parceria UTZ/Certifica Minas Café permitirá que pequenos produtores alinhem suas práticas agrícolas com um esquema de certificação reconhecido internacionalmente, estabeleçam sistemas de controles internos e tenham acesso aos materiais de treinamento UTZ em português. Adicionalmente, produtores poderão registrar sua produção de café no Good Inside Portal (GIP), o sistema de rastreabilidade da UTZ. O GIP rastreia o café ao longo de toda a cadeia de suprimento e faz com que grãos oriundos de fontes sustentáveis estejam disponíveis para uma larga rede de compradores internacionais.

“O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e Minas Gerais é a maior região produtora do país, logo, fazer parcerias com organizações como a UTZ Certified fortalece nossa capacidade de profissionalizar pequenos produtores, abrindo mercados para suas produções”, disse Elmiro Nascimento, Secretário de Agricultura de Minas Gerais. “A parceria UTZ/Certifica Minas Café pode funcionar como um modelo a ser seguido para uma colaboração efetiva”, concluiu.

A aliança UTZ/Certifica Minas Café é a primeira do gênero e define um marco na forma que standards voluntários se alinham com esquemas de certificação nacionais e regionais. Essa parceria organiza os produtores em grupos de modo a reconhecer comunidades agrícolas familiares, e espera-se engajá-los em cumprir os quatro anos do programa para café da UTZ.

“Em 2012, 42% do total de café certificado UTZ veio do Brasil, o que o faz ser um país chave para cumprimos nosso objetivo de longo prazo em fazer a agricultura sustentável se tornar uma norma global”, disse Han de Groot, Diretor Executivo da UTZ Certified. “Estamos confiantes que a parceria UTZ/Certifica Minas Café ajudará muitos produtores na sua jornada para mercados internacionais enquanto estabelece melhores práticas agrícolas para as pessoas e para o planeta”.

A UTZ começou suas operações no Brasil em 2002 e vem promovendo seu programa em todas as regiões de café, Arábica e Robusta, tendo mais de 650 propriedades certificadas em 120000 hectares de café no país. Hoje, o Brasil e o maior produtor de café UTZ Certified e é responsável por quase um terço da quantidade total de café certificado.

No final de 2012, as compras de cafés certificados UTZ cresceram 38%, vendendo mais de 180.000 toneladas em 62 países. No mesmo ano, o Programa Café atingiu mais de 160.000 produtores, 700 fazendas/propriedades e mais de 370.000 trabalhadores.

Programa de Café UTZ: https://www.utzcertified.org/en/products/coffee

Fonte: SEAPA MG – Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

◄ Leia outras notícias