Publicado em: 04/06/2012 às 09:10hs
Certificado - A primeira questão tratada pelo deputado Sandro na reunião foi solicitar ao ministro Mendes Ribeiro o Ceip (Certificado Especial de Identificação e Produção) para nova raça bovina Purunã. Trata-se de uma raça 100% paranaense e resultado de “trinta e cinco anos” de trabalho e estudos do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), especificamente do Pólo Regional de Ponta Grossa. A nova raça é composta por outras quatro: Abeerdeen Angus, Canchim, Caracu e Charolês que aliam importantes características como: boa eficiência reprodutiva, precocidade que resulta em vantagem econômica, alto grau de acabamento, adaptabilidade e a tolerância à ectoparasitas, habilidade maternal, boa produção leiteira garantindo novilhos mais pesados (que atende a requistos dos importadores), além da carne de melhor qualidade. O estudo para o desenvolvimento da nova raça contou com o pesquisador de melhoramento genético Daniel Perotto e o pesquisador responsável pelo setor de manejo do Iapar, José Luiz Moletta.
Processo em andamento - O processo para certificação da nova raça encontra-se em andamento no Ministério da Agricultura, para acelerar o processo o deputado Sandro levou ao conhecimento do Ministro mais informações sobre a raça que foram bem recebidas. O Ministro reuniu sua equipe técnica e garantiu ao deputado que na edição deste ano da XXXV Efapi (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa) com realização prevista para semana de 11 a 16 de setembro de 2012, será entregue oficialmente o certificado.
Participantes - Participaram da reunião, junto com o deputado Sandro Alex, integrantes da Sociedade Rural dos Campos Gerais, a presidente Sandra Queiroz, o vice Roberto Nascimento e a coordenadora da Câmara Técnica de Meio ambiente, Daniele Sabatke. Sandro Alex solicitou ainda ao presidente do Iapar, Florindo Adalberto, uma grande participação do instituto através de investimentos para comemorar não somente a conquista da certificação do Purunã como também os 100 anos da Fazenda Modelo. Na oportunidade, Sandro convidou o ministro Mendes Ribeiro para participar pessoalmente da Efapi e fazer a entrega do certificado, o ministro confirmou prontamente que estará com sua equipe para participar da solenidade.
Redex - Sandro Alex aproveitou a oportunidade e solicitou ao Ministro Mendes Ribeiro a possibilidade da utilização do espaço da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em Ponta Grossa, para a transformação deste espaço em um Redex, sendo este o primeiro passo para o Porto Seco de Ponta Grossa. O Redex ou Porto Seco são terminais alfandegados para operar na importação e exportação de mercadorias em regime de trânsito aduaneiro, esta área específica recebe cargas onde a mercadoria aguarda o despacho aduaneiro, condição que agiliza o trâmite burocrático da fiscalização e facilita a logística de exportação, reduzindo sensivelmente os custos operacionais e administrativos, resultando em mais agilidade e segurança nos contratos.
Audiência - Em relação a este assunto, o ministro considerou positivamente a relevância da ideia e encaminhou a proposta para a Conab marcando uma audiência para o início do próximo mês. Sandro destaca o potencial de Ponta Grossa e lembra que é um dos principais entroncamentos rodoferroviários do Sul do país, destacando-se pela facilidade de acesso a todas as regiões do Estado e por isso a importância da instalação de um Porto Seco que também irá contribuir na geração de empregos e impostos para o município. “Esta poderá ser uma das maiores conquistas de Ponta Grossa nos últimos anos. Comemoramos o resultado de trinta e cinco anos de trabalho com a certificação especial do Purunã e abrimos uma grande porta para o desenvolvimento e crescimento de Ponta Grossa com a possibilidade do Porto Seco neste espaço da Conab”, finalizou Sandro Alex.
Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Sandro Alex
◄ Leia outras notícias