Publicado em: 17/05/2012 às 13:10hs
O Laboratório de Ensaios de Materiais de Irrigação (LEMI), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia – INMETRO, em 30 de março de 2012, como labotatório acreditado para a realização de ensaios com material de irrigação. A conquista foi declarada formalmente no certificado de acreditação nº CRL 0549, emitido pelo Conselho Geral de Acreditação (CGCRE), cuja validade estende-se até 30 de março de 2016. O reconhecimento perante o INMETRO evidencia a competência do LEMI e certifica a qualidade dos serviços prestados pelo laboratório.
A acreditação do laboratório é baseada na norma ABNT NBR ISSO/IEC 17025. Seu escopo de acreditação aprovado descreve a realização de atividades envolvendo gotejadores, microaspersores e aspersores.
O escopo de ensaios envolvendo gotejadores contempla determinação da uniformidade de vazão, a determinação da vazão em função da pressão de entrada e determinação do expoente da unidade. Em microaspersores realiza-se a determinação da uniformidade de vazão e a determinação das características de desempenho dos mesmos. Para aspersores rotativos efetuam-se ensaios de determinação da uniformidade de vazão, determinação das características de distribuição, determinação da altura de jato e determinação do diâmetro efetivo.
O Laboratório
O Laboratório de Ensaios de Material de Irrigação (LEMI), coordenado pelo professor José Antonio Frizzone, do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB), constitui uma das divisões do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI).
“O LEMI foi concebido com intuito de tornar-se um laboratório de excelência em avaliação de material de irrigação, prestando serviços de alta qualidade e garantindo a satisfação de seus clientes”, é o que diz o coordenador. Atualmente, conta com uma equipe de profissionais do LEB assessorada por docentes e pesquisadores de instituições nacionais, além de pesquisadores de centros de excelência na Europa.
Os ensaios de material de irrigação são efetuados em estruturas especialmente projetadas e construídas, instaladas em um local de acesso restrito aos engenheiros e técnicos do LEMI, assegurando-se a confiabilidade e confidencialidade dos trabalhos. A execução de ensaios é realizada utilizando instrumentos de medição de alta tecnologia, com rotinas de calibração efetuadas regularmente. Os procedimentos de ensaio são elaborados conforme normas nacionais e internacionais.
Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ
◄ Leia outras notícias