Certificação

FRIMESA: Certificação da carne suína

A Frimesa iniciou o processo de adequação do campo para a obtenção da certificação da carne suína produzida pelas cooperativas


Publicado em: 30/03/2012 às 09:40hs

FRIMESA: Certificação da carne suína

Os primeiros suinocultores a receberem orientação foram os integrados da Cooperativa Lar, em evento realizado na segunda quinzena de março. O evento técnico ocorreu em duas etapas e ambas foram realizadas na sede da ARL, Associação Recreativa Lar, em Medianeira e Missal, para os criadores de suínos da região de atuação da cooperativa. Na abertura, o diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek, comentou sobre a situação atual do mercado, bem como suas projeções e balanços. Houve ainda a participação das Doutoras em Medicina Veterinária Roberta Züge e Carmen Cortada com uma palestra sobre Rastreabilidade e Segurança Alimentar.

 Estabilidade  - Sobre a situação do mercado, Zydek explicou que há uma previsão de estabilidade para este ano, em decorrência do aumento de 5% na produção suína no ano de 2011. Este aumento pode ser visto através do consumo per capita de carne suína no país, chegando a 15,1 kg, segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína - Abipecs.

 Tendências  - Na palestra sobre as novas tendências do mercado e a necessidade de se adaptar ao mercado internacional, foram discutidos assuntos relacionados ao programa de certificação da carne suína. Mais importante que tal adequação é o fato de se produzir um alimento de acordo com as questões associadas à biossegurança do país, segurança alimentar e o bem-estar do animal. O resultado desta soma de fatores reflete diretamente nos criadores, os quais agregarão valor ao seu produto.

 Otimização  - Para o diretor, a meta de trabalho está ligada à otimização do sistema. Afinal, “buscamos organizar melhor a produção, obtendo melhores resultados sem necessariamente haver um aumento nos gastos. O reflexo deste aprimoramento será uma maior receptividade por parte do público, em decorrência da garantia da qualidade do produto apresentado”.

Fonte: Imprensa Frimesa

◄ Leia outras notícias