Certificação

Fazenda DATERRA recebe certificação inédita

A Daterra, empresa do grupo DPaschoal, acaba de receber a certificação "Módulo Clima" pela Rainforest Alliance - certificação internacional de sustentabilidade


Publicado em: 18/01/2012 às 19:20hs

Fazenda DATERRA recebe certificação inédita

Trata-se da segunda empresa em todo o mundo, e a primeira na América do Sul, a ter garantida pelo importante órgão internacional sua redução de gases causadores do efeito estufa na produção de café. O certificado inédito conquistado pela Daterra é auditado pela Imaflora e Sustainable Agriculture Network (SAN) Climate Module.

A Daterra, que desde 2003 já era a primeira empresa brasileira certificada pela Rainforest Alliance por conta de sua produção sustentável, tomou novas atitudes a favor do clima em um esforço extra pela preservação do meio ambiente. A fazenda, que produz os grãos vendidos pelo Ateliê do Café, emitia 6.800 toneladas de dióxido de carbono por ano, por conta do uso de fertilizantes, compostagem orgânica, motores movidos a diesel, gastos com energia e outros fatores.

Foi conduzido um estudo para analisar quanto desses gases era "sequestrado" pelas florestas nativas e de reflorestamento, e pelos 15 milhões de pés de café da propriedade. Também foi levado em conta o transporte dos grãos até os armazéns dos compradores. O resultado foi um crédito verde de 7.280 toneladas de dióxido de carbono, ou cerca de 90 quilos de crédito positivo por cada saca de 60 quilos produzida pela fazenda.

A partir desses números, a empresa começou a investir em atitudes tanto para reduzir a emissão de poluentes quanto para compensar a pegada de carbono causada por sua produção. Atualmente, a Daterra produz cerca de 80 mil sacas de café por ano, empregando 300 funcionários fixos e cerca de 180 funcionários temporários.

Para receber a certificação "Módulo Clima" da Rainforest Alliance, foram levados em conta não só os projetos em relação ao clima, mas também detalhes como o monitoramento do número de árvores plantadas para compensar a emissão de carbono, o uso de fertilizantes orgânicos e a criação de planos de emergência para que os funcionários e suas famílias possam ter segurança caso aconteçam eventos climáticos severos, como possíveis secas ou chuvas excessivas, entre outras exigências do órgão fiscalizador internacional.

Sobre a Fazenda Daterra

Empresa do grupo DPaschoal, a Fazenda Daterra é reconhecida pelo mercado internacional do café pela tecnologia, pesquisa e atenção ao ecossistema durante a cadeia de produção do café de altíssima qualidade. Seus blends têm sido a escolha de vários baristas campeões pelo mundo afora, e são vendidos no Brasil sob a marca Ateliê do Café com um serviço exclusivo e pioneiro de torrefação e comércio on demand pela internet. A Daterra também é a primeira fazenda sustentável do Brasil: em 1999 foi certificada ISO 14001 e em 2003 foi a primeira a ser certificada pelo grupo Rainforest Alliance.

Fonte: Café Point

◄ Leia outras notícias