Publicado em: 26/07/2024 às 07:00hs
Presente no Brasil há sete anos, a canadense Farmers Edge, referência global em agricultura digital, está direcionando seus esforços para expandir negócios na área de certificações de sustentabilidade para produtores de biocombustíveis. A empresa desenvolveu tecnologias específicas para auxiliar produtores de milho e soja a obterem certificações como Renovabio e 2 BSvs, essenciais para a produção sustentável de etanol e biodiesel.
A Farmers Edge dispõe de uma plataforma tecnológica avançada que integra monitoramento por satélite, coleta e processamento automático de dados agronômicos por meio de telemetria, abrangendo desde a utilização de combustíveis e fertilizantes até o georreferenciamento de áreas de reservas naturais. Essa tecnologia permite uma gestão eficiente e sustentável das propriedades agrícolas.
Celso Macedo, diretor geral da Farmers Edge para a América Latina, destaca que a empresa utiliza hardware e software de última geração, combinando sensores de campo, inteligência artificial e análise de big data. “A Farmers Edge Brasil transforma dados em ações e ‘insights’, capacitando o ecossistema agrícola a produzir mais e melhor”, afirma o executivo.
Para fortalecer sua atuação na cadeia produtiva de biocombustíveis, a empresa desenvolveu um dashboard analítico de emissões de carbono, permitindo um gerenciamento preciso e sustentável. “Com a amostragem e análise de solo, criamos programas que otimizam o uso de fertilizantes e melhoram a produtividade”, explica Macedo.
As ferramentas da Farmers Edge oferecem aos produtores de grãos práticas agronômicas baseadas em dados, aumentando a eficiência operacional, a rentabilidade e a sustentabilidade. Para a cadeia de biocombustíveis, a plataforma tecnológica melhora a pontuação de intensidade de carbono (IC), gera relatórios de sustentabilidade, prevê rendimentos e possibilita a rastreabilidade completa da produção agrícola até o combustível.
O objetivo da Farmers Edge é digitalizar cerca de 8 milhões de hectares de lavouras brasileiras até 2030, focando principalmente em soja, milho, cana-de-açúcar e algodão. Atualmente, a empresa atende 300 agricultores no Brasil, cobrindo uma área de 1 milhão de hectares. Além do Brasil, Estados Unidos e Canadá são mercados estratégicos para a Farmers Edge, concentrando os investimentos da matriz nos próximos anos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias