Certificação

ETH obtém certificação Bonsucro em sua terceira Unidade Agroindustrial

Reconhecimento a Unidade em Goiás permite exportar etanol para países da União Europeia e Ásia; expectativa é certificar todas as nove Unidades Agroindustriais da empresa até 2014


Publicado em: 15/01/2013 às 09:20hs

ETH obtém certificação Bonsucro em sua terceira Unidade Agroindustrial

A ETH Bioenergia, empresa da Organização Odebrecht que atua na produção e comercialização de etanol, energia de biomassa e açúcar, obteve a certificação internacional Bonsucro para a Unidade Rio Claro, localizada no município de Caçu, em Goiás. Esta é a terceira Unidade da empresa a receber a certificação que atesta práticas sustentáveis e permite a exportação de derivados da cana-de-açúcar para países da União Europeia e Ásia. O volume de cana certificado nesta Unidade é de mais de 737 mil toneladas.

Em dezembro de 2011, a Unidade Conquista do Pontal, localizada em Mirante do Paranapanema, em São Paulo, também foi reconhecida pelos critérios Bonsucro. Outra Unidade já certificada é Alcídia, em Teodoro Sampaio, também em São Paulo. A certificação exige, ao mesmo tempo, o cumprimento das leis, o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, a garantia da sustentabilidade na produção, a preservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema, além de produtividade e melhoramento contínuo dos processos produtivos. O selo vale nos 27 países membros da União Europeia, que precisam elevar consideravelmente o consumo de biocombustíveis até 2020, reduzindo a emissão dos gases de efeito estufa e o impacto nas mudanças do clima.

Para Luiz de Mendonça, presidente da ETH, a sustentabilidade sempre esteve no centro da atuação da empresa, por meio de ações no sentido de zelar pela preservação do meio ambiente, pela conservação da biodiversidade e pelo desenvolvimento das regiões onde a empresa tem operação. “Portanto, a certificação Bonsucro não só nos permite acessar mercados internacionais, como mostra que estamos operando o nosso negócio de forma correta em todas as nossas operações, desde a nossa fundação, em 2007”, finaliza.

A meta da ETH é certificar todas as nove Unidades com o selo Bonsucro até 2014. Além disso, a empresa busca outras certificações para mercados internacionais. Sete Unidades da empresa já concluíram a certificação RFS2 (Renewable Fuel Standard), registro do governo americano emitido pela Environmental Protection Agency (EPA) que atesta as práticas sustentáveis da empresa com base em padrões estabelecidos mundialmente e autoriza a comercialização do etanol de todas as unidades da empresa para os Estados Unidos. As Unidades Costa Rica – MS e Água Emendada – GO serão certificadas até março de 2013.

Sobre a ETH Bioenergia

Controlada pela Organização Odebrecht, a ETH Bioenergia atua de forma integrada na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar. Com investimento total de R$ 8 bilhões, a ETH será líder em bioenergia em 2015, com a produção de 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh/ano de energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Consolida cinco polos produtivos, localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e emprega hoje mais de 15 mil pessoas.

Fonte: CDN ? Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias