Certificação

Entidades promovem reunião técnica para a promoção do morango certificado

O objetivo é discutir estratégias de divulgação para mostrar aos consumidores que existe um novo produto certificado disponível, além do orgânico


Publicado em: 23/05/2012 às 15:20hs

Entidades promovem reunião técnica para a promoção do morango certificado

Nesta terça-feira (22), na Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em São Paulo, acontece reunião técnica para organizar eventos de apresentação dos produtos da Produção Integrada de Morango (PIMo). O objetivo é discutir estratégias de divulgação para mostrar aos consumidores que existe um novo produto certificado disponível, além do orgânico.

Estarão presentes representantes da Prefeitura de Atibaia, da Associação de Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e da Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo, além dos membros da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro).

Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, observa que “após vencer o desafio da obtenção do selo da PIMo, o grupo de produtores de Atibaia, Jarinu, Valinhos e Itatiba se deparou com uma dificuldade: os consumidores não conhecem o selo da PI Brasil”.

“Como essa certificação ainda não foi divulgada amplamente pelo Mapa, os consumidores não tiveram acesso às informações sobre os benefícios de adquirir um produto certificado”, acredita a pesquisadora.

Fagoni esclarece que essa questão é recorrente e foi trazida à tona nas reuniões da Comissão Estadual da Produção Integrada em São Paulo (CEPI-SP). “Do esforço coletivo dos membros da Comissão, surgiu uma ideia: organizar uma exposição no Parque da Água Branca, em São Paulo, para mostrar os morangos da PIMo, seu diferencial e suas vantagens. Também foi sugerido que mais frutas certificadas no Estado de São Paulo fossem apresentadas. Assim, essa reunião é importante para a organização desse evento que irá divulgar os produtos certificados do Estado de São Paulo”.

Na reunião serão discutidas as características das feiras no Parque da Água Branca, os conceitos de produção convencional, orgânica e integrada, além de um plano de levantamento de produtos certificados no Estado de São Paulo.

Fonte: Embrapa Meio Ambiente

◄ Leia outras notícias