Publicado em: 19/10/2012 às 10:50hs
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, colegiado sediado no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, concedeu o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) de Nº 345/12 à Embrapa Agroenergia.
O CQB permite que a Unidade trabalhe (em ambientes pré-definidos) com Organismos Geneticamente Modificados. “Estamos autorizados a manusear OGM no laboratório de Genética e Biotecnologia e no laboratório de Processos Bioquímicos, onde trabalhamos com microrganismos e plantas geneticamente modificadas”, disse Guy de Capdeville, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia.
Capdeville destaca a importância para a Unidade dos laboratórios com CQB. “Lançamos mão de métodos modernos, como a genômica, a metagenômica, a metabolômica e a proteômica para caracterizar e conhecer o potencial de organismos geneticamente modificados e definir o seu potencial de uso”.
Para manter o CQB, a Unidade conta com o funcionamento regular do CIBio – Comitê Interno de Biossegurança, criado em março deste ano e presidido pelo pesquisador, Adilson kobayash. Além disso, deve apresentar, anualmente, relatório das atividades realizadas com OGMs à CTNBio.
Fonte: Embrapa Agroenergia
◄ Leia outras notícias