Publicado em: 06/08/2020 às 13:10hs
A Emater-MG lançou o documento “Mexpar 4.0: Ater digital conectando pessoas”. O texto apresenta e descreve algumas ferramentas digitais aplicáveis ao trabalho de Ater (assistência técnica e extensão rural), que tem como referência os princípios e valores preconizados pela Metodologia Participativa de Extensão Rural – Mexpar, documento elaborado e publicado pela Emater–MG em 2006.
O anúncio do Mexpar 4.0 foi feito pelo vice-governador Paulo Brant, no dia 29 de julho, durante reunião ordinária do Conselho de Administração da empresa, que aconteceu de forma virtual, com a participação da diretoria da Emater-MG e da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini.
O documento técnico reitera a manutenção de uma prática já utilizada pelos extensionistas, de troca de saberes e de construção técnica com os agricultores e produtores nas comunidades rurais onde vivem. Agora a metodologia foi atualizada, com a adoção e uso das tecnologias digitais, que potencializam e ampliam a ação extensionista.
“Estamos num momento acelerado de transformações digitais e isso vai se intensificar ainda mais com a chegada do 5G. É importante ver que temos em Minas Gerais empresas públicas como a Emater-MG, já se preparando, se antecipando a essas mudanças para manter um atendimento de qualidade aos produtores rurais”, destacou o vice-governador.
Paulo Brant reforçou ainda sua admiração pelo trabalho da empresa, que completa, em dezembro deste ano, 72 anos, sempre na vanguarda e com protagonismo na assistência técnica e extensão rural públicas. E ainda lançou um desafio: “A tecnologia é importante, temos que aprender, usar e desenvolver a tecnologia. Mas é indispensável o trabalho que a Emater faz em campo, o extensionista em campo. A Emater já é uma das empresas mais capilares do Estado, aquém apenas da Polícia Militar. O desafio agora é estar presente, com escritórios locais em todos os municípios mineiros”, disse.
O diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, lembrou que, desde o início de 2019, foi lançado o programa Emater 4.0, com o objetivo de incentivar a cultura da inovação dentro da empresa e também de tornar os serviços prestados mais ágeis e conectados às necessidades dos produtores rurais. Dentro deste contexto, a empresa desenvolveu e já utiliza o Deméter, uma plataforma digital que permite maior agilidade e qualificação no atendimento pelo extensionista nas atividades desenvolvidas nas propriedades rurais.
O Mexpar 4.0 está disponível na Livraria Virtual do site da Emater-MG e pode ser acessado CLICANDO AQUI.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG
◄ Leia outras notícias