Certificação

Copa Janga Mangalarga realiza final no Parque da Água Branca

Público da capital paulista poderá conferir as disputas decisivas da mais importante competição funcional do Cavalo de Sela Brasileiro


Publicado em: 12/11/2012 às 19:10hs

Copa Janga Mangalarga realiza final no Parque da Água Branca

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) promoverá, entre os dias 23 e 25 de novembro, na pista central do Parque da Água Branca, em São Paulo (SP), a etapa final da Copa Janga Mangalarga de Andamento. A disputa reunirá os animais que mais se destacaram durante as dez etapas classificatórias realizadas ao longo da temporada 2012.

A abertura das atividades acontecerá às 16h da sexta-feira 23 de novembro com uma palestra ministrada pelos norte-americanos Mary Midkiff (Equestrian Resources) e Tom Aronson (Racing Resource Group). A apresentação, que acontecerá no Auditório Paulinho Nogueira, localizado nas dependências do Parque da Água Branca, terá um número limitado de cem vagas e abordará, entre outros assuntos, o Projeto Kentucky Mangalarga Station (Base Mangalarga de Kentucky), que visa promover a raça nos Estados Unidos.

A programação do evento incluirá ainda, a partir das 20h do dia 23, um coquetel de boas vindas aos participantes da etapa final. A recepção acontecerá no Jockey Club de São Paulo e será seguida por um jantar de confraternização e pela Premiação dos Melhores do Ano.

No sábado (24), a partir das 8h da manhã, acontecerão os julgamentos que elegerão os campeões das diversas categorias da Copa Janga Mangalarga. Por sua vez, os grandes campeões da competição serão conhecidos no domingo (25). Nesse dia, as atividades terão início novamente às 8h da manhã, com um café da manhã de boas vindas aos expositores e criadores. Além disso, a partir das 15h, acontecerão as aguardadas provas mini-mirim, mirim, juvenil e do patrão.
 
Progressivo, cômodo e equilibrado
 
Conhecido por sua aptidão como cavalo de sela, o Mangalarga tem como grande diferencial o seu andamento progressivo, equilibrado e cômodo. As provas de andamento foram criadas justamente para valorizar essa marcante característica da raça. Nessas disputas, os animais concorrentes são avaliados em diversos quesitos, como: deslocamento (cobertura de rastro e progressão da passada), comodidade, sincronia e elegância da movimentação, ausência de movimentos parasitas e regularidade e disposição.

Apesar de separados em classes diferentes, tanto machos como fêmeas participam da disputa, subdivididos em categorias conforme a idade: 36 a 48 meses, mais de 48 a 60 meses e mais de 60 meses. Além disso, os cavalos castrados também possuem uma categoria exclusiva.

Considerada a mais importante competição funcional da raça, a Copa Janga Mangalarga contou este ano com um total de dez etapas credenciadoras, realizadas nas cidades de: Vitória da Conquista (BA), Jundiaí (SP), Itapetinga (BA), São Sebastião da Grama (SP), Bocaina (SP), Amparo (SP), São João da Boa Vista (SP), Mococa e Jaú (SP), onde foram realizadas duas prova.

Para obter mais informações sobre a Copa Janga Mangalarga visite o portal www.cavalomangalarga.com.br ou ligue para (11) 3866-9866.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABCCRMangalarga

◄ Leia outras notícias