Certificação

Certificação do Arroz a caminho

Grupo apresentado na Expointer busca a certificação do arroz brasileiro


Publicado em: 31/08/2012 às 10:00hs

Certificação do Arroz a caminho

A Comissão Técnica da Produção Integrada do Arroz, instalada no dia 29, na 35ª Expointer, tem como meta a certificação do arroz brasileiro. O grupo é formado por nove membros que buscam a produção sustentável e visam oportunizar uma maior agregação de valor ao produto. Permitir a certificação oficial e a rastreabilidade da cadeia – todas as informações que vão do campo à pós-colheita, visando à auditoria para a verificação das conformidades – são alguns dos objetivos.

“O produto que atenda aos requisitos da norma, estará apto para receber um selo de qualidade que vai garantir ao consumidor que o arroz foi produzido respeitando o meio ambiente e que atende às normas de segurança de alimentos”, comenta a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e presidente da comissão, Maria Laura Turino Mattos.

A Comissão faz parte do programa “Produção Integrada Brasil” do Governo Federal, baseado na Instrução Normativa nº 27 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que estabelece a criação de comissões técnicas por produto.

O grupo irá se reunir até o fim do ano alternadamente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins para discutir a elaboração da norma. “Nossa meta é finalizar a normativa ainda este ano, que será enviada ao MAPA para a aprovação e publicação”, conclui.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias