Certificação

Certificação de halal é diferencial competitivo para Cooperativa Lar do Paraná

A empresa que exporta cortes de frango com selo halal para Europa, Oriente Médio e Japão pretende abrir novos mercados


Publicado em: 20/06/2012 às 11:40hs

Certificação de halal é diferencial competitivo para Cooperativa Lar do Paraná

A Cooperativa Agroindustrial Lar investe na certificação  e expansão das linhas de produção com o selo de halal em busca de produtos diferenciados para aumentar a participação no mercado externo. Apostando em mercados diferenciados para os cortes como  filé de peito de frango, coxa e sobrecoxa inteira e desossada, além de coxinha da asa e filé sassami é que a Cooperativa Lar  aposta  na área de comércio exterior com a certificação halal, que garante a qualidade dos produtos para consumidores islâmicos.O selo que sinalisa um processo certificado, dentro das exigências dos mercados como Oriente Médio, Europa e Ásia já pode ser visto nas embalagems que vão parar em países como Espanha, Arabia Saudita, Libano, Emirados Arabes Unidos e J apão.

Para Giovana Rosas,  Meat Manager - Export and Domestic Market da Cooperativa Agroindustrial Lar “No mundo globalizado, as diferenças culturais num único mercado é natural. O abate Islâmico é uma maneira participar de um tipo de cultura que tem demanda forte pelos cortes de frango. E também pode ser considerado um diferencial competitivo” destaca.

O especialista em mercado halal Chaiboun Darwiche, Diretor Executivo do SIIL Halal - Serviço de Inspeção Islâmica, responsável pelos certificados halal da LAR, destaca “A internacionalização é uma das principais estratégias adotadas pelas empresas que buscam competitividade e desenvolvimento econômico equilibrado.  Hoje para sobreviver localmente, temos que ser competitivos globalmente e para isso o cerficado  de halal é um quesito muito valorizado por empresas estrangeiras, tornando-se um item praticamente essencial à exportação para mercados europeus, asiáticos,  africanos,norte americano e Oriente Médio, claro” orienta Darwiche.

Giovana Rosas  adianta que “O objetivo da empresa é estar preparado e habilitado para atender todos os mercados possiveis e que tenham acordo comercial com o Brasil”. A Cooperativa que em 2011 faturou R$1.870 bilhão, superando em 19,41% o faturamento do ano anterior,  gera mais de 6 mil empregos e pretende superar os R$ 2 bilhões de faturamento em 2012. Números que impulsionam os investimentos para conquistar e manter mercados.

Lérida Vargas Gerente Industrial Cooperativa LAR explica que os investimentos realizados não são apenas para atender mercados específicos, são investimentos para melhorar fluxos, qualidade, produtividade, ambiente de trabalho e condições operacionais para atender requisitos legais e especificações de clientes “Os processos produtivos foram automatizados para reduzir esforço dos funcionários, facilitar os fluxos de operação e aumentar a produtividade. Foram instalados processos com maior flexibilidade buscando oportunidades diferenciadas no mercado. Durante o projeto foram observados detalhes construtivos dos equipamentos de forma a atender ergonomia dos funcionários e qualidade sanitária das estruturas, também, executou-se um projeto que permita adaptação aos diferentes m ercados” afirma.

Vantagens da certificação halal

“Para o empreendedor que adapta sua produção ao sistema halal  tem  muitas vantagens. Três delas merecem destaque. A primeira refere-se à qualidade da produção, tendo em vista que as normas da certificação halal indicam a forma mais correta, segura e eficiente para fabricar as mercadorias de acordo com as regras islâmicas. Isso significa que, ao adotar as normas técnicas, o empresário automaticamente melhora a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa” afirma o especialista que atua no mercado há 20 anos.

Darwiche destaca que outro benefício está relacionado à atração que o certificado exerce sobre os consumidores em gôndolas de supermercado em todo o mundo, não apenas nos países islâmicos, mas naqueles onde a comunidade islâmica cresce a cada dia. “Se existem dois produtos semelhantes na prateleira, um certificado halal e outro não, certamente os consumidores islâmicos vão preferir as mercadorias que levam o selo halal” complementa. O terceiro ponto positivo, destaca o espcialista, está ligado à  condição de exportação, tendo em vista que empresas, principalmente europeus, costumam exigir certificados de qualidade para importar produtos e o selo de halal é reconhecido em todo o globo, não apenas no mundo árabe, explica Chaiboun.Mai s informações no site www.islamichalal.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa SIIL

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