Certificação

Certificado de responsabilidade social estimula consumo de produtos da agricultura familiar

Todo bar e restaurante da Bahia que comprar produtos da agricultura familiar no valor de R$ 6 mil/ano vão receber um prato elaborado em porcelana, criado pela Secretaria Estadual da Agricultura em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel-Bahia, atestando que o estabelecimento tem responsabilidade social, e utiliza produtos comprados diretamente da agricultura familiar


Publicado em: 08/02/2012 às 12:40hs

Certificado de responsabilidade social estimula consumo de produtos da agricultura familiar

O certificado, que vai comprovar que aquele bar ou restaurante colabora com o desenvolvimento sustentável, foi criado nesta terça-feira, (7), através da Portaria 017/2012, assinada pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. O ato aconteceu durante o II Encontro de Cooperativas da Agricultura Familiar, realizado no auditório do Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA.

O projeto do certificado com a elaboração do prato foi elaborado pela Superintendência de Agricultura Familiar da Seagri, (Suaf), responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas destinadas ao segmento. O superintendente da Suaf, Wilson Dias, explicou que a Seagri está assumindo as atribuições de organizar as cooperativas e atestar a qualidade dos produtos, e os bares e restaurantes estão se comprometendo a colocar os produtos e promover a divulgação. Segundo ele, o valor de compra de R$ 6 mil/ano, é simbólico e deve crescer.

O presidente da Unicafs, União das Cooperativas da Agricultura Familiar, destacou a importância da iniciativa da Secretaria da Agricultura, considerando que o Estado tem realizado ações estruturantes para o segmento. “Existe um mercado muito grande para a agricultura familiar”, afirmou o presidente da Abrasel-Ba, Luis Henrique Amaral, explicando que somente em Salvador e Região Metropolitana são cerca de sete mil bares e restaurantes, número que em toda a Bahia chega perto de 60 mil estabelecimentos que poderão adquirir os produtos da agricultura familiar.

Eduardo Salles destacou que o proprietário do bar ou restaurante que receber o certificado vai poder colocar o prato em lugar destacado numa das paredes do estabelecimento, simbolizando que ele não está interessado apenas nos resultados financeiros, mas que também sabe da importância das questões sociais, e que compra diretamente da agricultura familiar.

De acordo com Eduardo Salles, as ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, em parceria com a Abrasel, contribuem para a estruturação, na Bahia, da agricultura familiar, responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros.

A Bahia é o estado que possui o maior número de agricultores familiares do Brasil, com 665.831 empreendimentos familiares, o que corresponde a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado, 15% de toda agricultura familiar do País e a uma contribuição em torno de 11% para o PIB baiano.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias