Certificação

Cerrado Mineiro Leva Café com Selo de Denominação de Origem à Itália

Iniciativa busca fortalecer a marca e destacar a autenticidade do café da região


Publicado em: 27/09/2024 às 11:15hs

Cerrado Mineiro Leva Café com Selo de Denominação de Origem à Itália

Entre os dias 1º e 8 de outubro, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado promoverá um road show na Itália, com o intuito de divulgar o selo de Denominação de Origem (DO) da Região do Cerrado Mineiro (RCM). A ação ocorrerá em três importantes cidades italianas: Milão, Florença e Roma.

Esta iniciativa está inserida na campanha “A Verdade é Rastreável”, que visa ressaltar a autenticidade e rastreabilidade do café produzido na região. O evento conta com o apoio de diversas cooperativas, incluindo Carmocer, Carpec, Coocacer Araguari, Coopadap, Expocacer e MonteCCer, além de sete associações: ACA, Acarpa, Amoca, Appcer, Assocafé, Assogotardo e GRE Café – Região de Araxá.

A comitiva será composta pelo presidente da Federação, Gláucio de Castro, o diretor executivo, Juliano Tarabal, o coordenador da DO, Tiago Furlaneto, e contará com a participação de produtores, representantes de cooperativas e do Sebrae. O foco da missão é apresentar o processo de certificação da Denominação de Origem a empresas italianas que atuam na industrialização, importação e comercialização do café, fortalecendo a presença da marca Cerrado Mineiro no mercado europeu.

Itália: Um Mercado Estratégico

A escolha da Itália como destino do road show não é acidental. O país se destaca como um dos maiores importadores de café brasileiro, especialmente do Cerrado Mineiro, e é também um dos principais consumidores de produtos com Denominação de Origem, um fator que agrega valor ao café da região. “Nosso objetivo é mostrar aos italianos o que torna o café do Cerrado Mineiro único: sua rastreabilidade e autenticidade”, destaca Gláucio de Castro.

As atividades começam em Milão no dia 1º de outubro, em celebração ao Dia Internacional do Café. A illycaffè, uma das maiores empresas de café na Itália, realizará uma ação especial em uma das mais movimentadas estações de metrô da cidade, destacando o café do Cerrado Mineiro e a prática da agricultura regenerativa. Neste mesmo dia, ocorrerá uma prova de café (cupping) na cafeteria Cafezal Specialty Coffee, proporcionando aos consumidores italianos uma experiência sensorial com o autêntico café da região. No dia seguinte, um evento exclusivo para compradores também será realizado na mesma cafeteria.

A programação segue em Florença no dia 3 de outubro, com um evento voltado para torrefadores na cafeteria Ditta Artigianale, e será encerrada em Roma no dia 8, com um encontro na Embaixada do Brasil focado na indústria de torrefação, que contará com a presença de Vanusia Nogueira, diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), e Andrea Illy, presidente da illycaffè.

Ampliando Horizontes Comerciais

A campanha de internacionalização da marca RCM busca aumentar a demanda por cafés com Denominação de Origem, promovendo não apenas o produto, mas também os produtores, cooperativas e demais envolvidos no sistema RCM. A rastreabilidade, um dos principais diferenciais do café do Cerrado Mineiro, atende às expectativas de um consumidor europeu cada vez mais preocupado com a sustentabilidade e autenticidade dos produtos que consome.

Juliano Tarabal enfatiza que a Federação dos Cafeicultores do Cerrado visa ampliar o reconhecimento da Denominação de Origem Cerrado Mineiro no mercado italiano e abrir novas oportunidades de negócios para os produtores da região. “Mapeamos mais de 700 empresas no mundo que utilizam a origem Cerrado Mineiro, sendo o mercado italiano um dos principais. A Itália foi escolhida para dar início a uma série de eventos internacionais, com o intuito de detalhar o funcionamento do processo de Denominação de Origem, apresentando a produção, normas, benefícios, características do terroir, além de informar sobre os principais números, cooperativas e armazéns credenciados e a história dos produtores. Nossa expectativa é que o road show gere novas parcerias comerciais, impulsionando ainda mais o crescimento da marca RCM no mercado global”, conclui Tarabal.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias