Publicado em: 07/11/2024 às 08:00hs
A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, proprietária das marcas Sadia, Perdigão, Qualy e Banvit, e a Halal Products Development Company (HPDC), uma subsidiária integral do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, anunciaram, por meio de sua joint venture, um investimento na Addoha Poultry Company. Essa operação marca um passo significativo para a BRF, que há cinco décadas atua no Oriente Médio, exportando para mais de 14 países da região, e agora inicia a produção local de carne de frango, visando se tornar uma das principais parceiras da Arábia Saudita em sua agenda de segurança alimentar. O valor total da transação é de SAR 316,2 milhões (aproximadamente US$ 84,3 milhões), sendo que SAR 216,2 milhões (US$ 57,6 milhões) serão aportados diretamente na Addoha.
“Com nossa experiência como líderes globais na produção de frango, temos a intenção de contribuir para o desenvolvimento da Addoha em diversas áreas, desde a qualidade e eficiência até a inovação e sustentabilidade. A parceria também busca fortalecer o setor de alimentos halal e assegurar um fornecimento contínuo de produtos de alta qualidade para os consumidores locais e internacionais”, destacou Igor Marti, Vice-presidente de Mercado Halal da BRF e Presidente da BRF Arabia.
Miguel Gularte, CEO da BRF, complementou, afirmando que “esse investimento concretiza a estratégia de posicionar a BRF como referência no setor de proteína animal no mercado saudita e estabelece uma presença permanente na agenda de segurança alimentar do Reino, com um ecossistema de distribuição próprio e marcas fortes, além do apoio da nossa fábrica em Damã”.
Marcos Molina, Controlador e Presidente dos Conselhos de Administração de Marfrig e BRF, ressaltou que “a consolidação desse investimento é uma conquista estratégica para a atuação global da BRF em um mercado de extrema relevância, onde somos líderes com a marca Sadia”.
Além disso, o aporte se alinha aos esforços do Reino em atingir os objetivos de diversificação econômica estabelecidos pelo Visão 2030, um plano de longo prazo da Arábia Saudita, e apoia a meta do governo local de posicionar o país como um centro global de produtos halal.
“O investimento na Addoha, em parceria com a BRF, reforça nosso objetivo de posicionar a Arábia Saudita como líder global no setor halal e reflete o compromisso da HPDC em capacitar os participantes locais, aprimorando suas capacidades e integrando-os à cadeia de valor para um crescimento sustentável”, afirmou Fahad Alnuhait, CEO da HPDC.
Salah Homidan, Chairman da Addoha, expressou que “a parceria se alinha perfeitamente aos planos de expansão da empresa, visando aumentar suas operações e melhorar a capacidade de fornecer produtos halal de alta qualidade. Este investimento atua como um catalisador para nossa expansão, proporcionando os recursos necessários e apoio estratégico. Estamos animados com esta oportunidade de fortalecer nossa presença no mercado e desempenhar um papel crucial na formação do futuro do setor de carne halal na Arábia Saudita e em outros países”.
A Arábia Saudita destaca-se como um dos principais consumidores do mercado halal mundial, e a Sadia é reconhecida como líder na categoria de frangos, consolidando-se como a marca preferida na região.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias