Certificação

Assentamento conquista certificação orgânica no Sul da Bahia

O Assentamento Terra Vista, localizado no município de Arataca, Sul da Bahia, comemora a conquista da certificação de conformidade orgânica concedida pela IBD Certificações


Publicado em: 05/09/2012 às 12:20hs

Assentamento conquista certificação orgânica no Sul da Bahia

O Terra Vista foi aprovado nas atividades de produção vegetal e comercialização junto aos mercados brasileiro, europeu e norte-americano em consonância com as Diretrizes IBD Orgânico e Lei BR 10.831/03; Lei CE 834/07 e Norma USDA/NOP, respectivamente. Os produtos certificados foram: cacau, café, hortaliças, banana, aipim, mudas nativas e frutíferas.

O Presidente do Assentamento/Cooperativa COOPRASUL, Joelson Ferreira, destaca: “a certificação é importante para projetarmos o futuro do Assentamento, principalmente na parte de comercialização e planejamento de produção e por mostrar o resultado do trabalho de pesquisa junto ao Instituto Cabruca e a aposta acertada na agroecologia. Construímos uma escola e estamos trabalhando com várias pesquisas sobre o tema." Ele conclui dizendo que, a partir de agora, vai planejar o Terra Vista para mais 20 anos.

“Esse certificado valoriza a Mata Atlântica e o Sistema Cabruca e gera sustentabilidade e fomento à produção de alimentos saudáveis, sendo, principalmente, um diferencial na agricultura familiar da região”, afirma Thiago Guedes, Secretário-Executivo do Instituto Cabruca. Ele explica que no Terra Vista a produção é realizada numa matriz agroecológica a partir da qual se busca otimizar a integração entre a capacidade de produção, o uso e a conservação da biodiversidade e dos demais recursos naturais, o equilíbrio ecológico, a eficiência econômica e a justiça social. “A qualidade dos produtos orgânicos não está ligada apenas à preocupação com saúde humana, mas, também, à valorização do agricultor e sua associação  com a natureza”, afirma.

A certificação

A certificação orgânica é um processo de auditoria e de rastreabilidade de produtos agrícolas, desde a produção até a comercialização. Ela é uma forma de dar autenticidade, confiabilidade e garantia de que o produto é orgânico, ou seja, produzido sem o uso de agrotóxicos, de hormônios de crescimento ou de fertilizantes químicos. Dados do IBGE (Censo Agropecuário, 2006) demonstram que no Brasil, apenas 1,8% dos estabelecimentos agropecuários utilizam a agricultura orgânica, destes, apenas 5,64% faz o uso da agricultura orgânica e são certificados por uma entidade certificadora.

Para Joelson,“a mudança de mentalidade à favor dos orgânicos está em processo de evolução, na busca de uma alimentação saudável. Isso é processual, esta avançando de acordo com a necessidade e uma predileção por produtos que fazem bem à saúde”.

Fonte: IBD Certificações

◄ Leia outras notícias