Publicado em: 30/08/2024 às 08:30hs
O Connection Terroirs do Brasil, que ocorrerá em Gramado, na Serra Gaúcha, de 28 a 31 de agosto, reunirá os principais produtos brasileiros com Denominação de Origem (D.O.), um tipo de Indicação Geográfica (I.G.) que certifica alimentos com características exclusivas vinculadas a sua origem geográfica.
Entre as iguarias que serão destacadas, como o filé da Região de Alagoas, o cacau de Rondônia, a cachaça de Salinas (MG) e o mel do Pantanal, um produto se sobressai: o arroz do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O Palmares Gold D.O.– Especial Gourmet é o único arroz brasileiro a contar com a certificação de Denominação de Origem. Este reconhecimento foi concedido após comprovar que o arroz possui características únicas, que não são encontradas em nenhum outro local.
Cultivado pelos produtores da Associação dos Produtores de Arroz do Litoral Norte Gaúcho (Aproarroz) e industrializado pela Cooperativa Arrozeira Palmares, o arroz gaúcho se destaca pela maior porcentagem de grãos inteiros, translucidez superior e cor branca intensa. “Essas características são resultado da influência dos ventos, da temperatura e da umidade predominantes na região. A proximidade com a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico garante um clima e temperaturas estáveis, ideais para o cultivo do arroz”, explica Virgilio Ruschel Braz, presidente da Aproarroz.
Os visitantes de Gramado terão a oportunidade de degustar o arroz Palmares D.O. no Cozinha Show, uma das atrações da Arena Gastronômica do evento, onde chefs prepararão pratos especiais com o produto. O objetivo dos organizadores é fortalecer a conexão entre produtores e consumidores, um aspecto destacado pelo chef, agricultor e pesquisador Rodrigo Bellora. “Os chefs devem se conectar profundamente com os ingredientes e com as pessoas que os produzem. Recentemente, cozinhei com o Arroz Palmares durante meu projeto ‘Cozinha Na Natureza’ e a experiência foi reveladora. O arroz apresenta uma cocção uniforme, textura delicada e sabor rico, evidenciando a dedicação dos produtores e o terroir da região”, afirma Bellora.
Embora o Brasil possua apenas 114 produtos certificados com Indicação Geográfica, a Itália, com uma área 28 vezes menor, conta com 892 produtos com selo de origem. Desde 2010, o arroz do Litoral Norte do RS é oficialmente reconhecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo D.O. O presidente da Aproarroz ressalta a importância deste reconhecimento: “O reconhecimento da qualidade e dos diferenciais do arroz Palmares Gold é uma conquista significativa para toda a cadeia produtiva. O feedback positivo de chefs e consumidores reforça a distinção do nosso produto.”
A 7ª edição do Connection Terroirs do Brasil reunirá cerca de 1.200 participantes e oferecerá 20 horas de conteúdo sobre o desenvolvimento econômico, turístico e comercial de produtos de origem nacional. Para receber os visitantes, a Cooperativa Arrozeira Palmares estará presente com um estande na Rua Coberta do evento.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias