Certificação

Agroindústria de Entre-Ijuís recebe certificação do Programa Sabor Gaúcho

A certificação recebida pela Agroindústria Santos e Santos, de Entre-Ijuís, através do Programa Sabor Gaúcho, é uma recompensa pela capacitação e adequações realizadas pelo empreendimento. Pelas mãos da equipe municipal da Emater/RS-Ascar, os Santos receberam a certificação na última semana


Publicado em: 29/01/2013 às 19:50hs

Agroindústria de Entre-Ijuís recebe certificação do Programa Sabor Gaúcho

Há mais de 10 anos, a família encontrou no processamento da mandioca, uma forma de agregar renda à produção. Em 2010, com o apoio da Emater/RS-Ascar, os Santos acessaram recursos no Banco do Brasil para a construção do prédio e aquisição dos equipamentos e de um veículo. A partir daí, os produtores procuraram adequar a agroindústria para a legalização do empreendimento.

De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Nélio Nevinski, atualmente a agroindústria Santos possui todos os requisitos para participar do Programa de Agroindústria Familiar (PAF). “As licenças sanitárias e a ambiental estão em dia. Com a nota de produtor rural em dia, eles receberam certificação do Sabor Gaúcho, sendo um reconhecimento de seus trabalhos na produção de alimento”, afirma o extensionista.

Para dar conta da demanda de produção, processamento e comercialização da mandioca descascada e embalada, a agroindústria Santos e Santos construiu uma parceria com a família Brito, facilitando desta forma os trabalhos de processamento e maximizando a comercialização. Conforme Nevinski, além de agregar renda na propriedade, “a agroindustrialização de alimentos no meio rural gera mão de obra, pois a agroindústria Santos e Santos, no seu pico de produção, considerando a mão de obra familiar e os diaristas, envolve até doze pessoas em seus trabalhos, criando desta forma emprego e renda no meio rural”.

O Programa de Agroindústria Familiar do Governo do Estado possibilita aos agricultores familiares a agregação de valor à produção primária, melhorando a renda e as condições gerais de vida de suas famílias, bem como, contribui para o desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e estadual.

Em caso de dúvidas sobre a implantação e legalização de agroindústria, pode-se procurar um escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias