Capacitação

UFS aprova mestrado em Recursos Hídricos em parceria com Embrapa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou no dia 29 de fevereiro o funcionamento do curso de mestrado acadêmico em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe (UFS)


Publicado em: 12/03/2012 às 08:30hs

UFS aprova mestrado em Recursos Hídricos em parceria com Embrapa

Proposto em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), o curso tem o objetivo de qualificar profissionais para conduzir estudos e pesquisas em assuntos relacionados aos recursos hídricos, dentro de duas linhas: (1) Planejamento e gestão de recursos hídricos e (2) Dinâmica superficial e subterrânea.

As duas instituições envolvidas terão como atribuições e responsabilidades em comum a ministração de disciplinas, a orientação de discentes e a disponibilidade de infraestrutura para o desenvolvimento das pesquisas.

Na escala que vai de 1 a 5, o curso obteve a nota 3, necessária para o seu funcionamento e considerada padrão para que um novo curso seja aprovado.

Para o professor Carlos Alexandre Borges Garcia, coordenador do novo curso, o mestrado “ampliará a interação com o setor produtivo local, possibilitando a resolução de problemas específicos existentes. Esta formação se reverterá em novos conhecimentos, dissertações, publicações científicas, bem como patentes”, afirma.

O pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcus Cruz, que será um dos professores do curso, vê a aprovação do mestrado como um verdadeiro marco na gestão de recursos hídricos em Sergipe. “O curso deverá ter um impacto muito positivo na gestão de águas em Sergipe, estado banhado pelo São Francisco e outras grandes bacias, mas que sofre com déficit hídrico em muitas localidades”, acredita.

Com caráter multidisciplinar, o curso terá como público-alvo profissionais de nível superior formados em áreas afins, oriundos de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. A ideia é formar uma massa crítica de profissionais e gestores que pensem estrategicamente e desenvolvam ações e tecnologias para o uso sustentável dos recursos hídricos em Sergipe.

Inicialmente, deverão ser oferecidas doze vagas anuais, mas os detalhes sobre a seleção serão conhecidos após reunião entre o Colegiado do Curso e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) da UFS.

Os Seguintes docentes fazem parte do corpo permanente do Mestrado em Recursos Hídricos:

Universidade Federal de Sergipe

(1) Antenor de Oliveira Aguiar Netto (Departamento de Engenharia Agronômica)
(2) Ariovaldo Antonio Tadeu Lucas (Departamento de Engenharia Agronômica)
(3) Carlos Alexandre Borges Garcia (Departamento de Química)
(4) Elisângela de Andrade Passos (Departamento de Química)
(5) Josefa Eliane de Santa Siqueira Pinto (Departamento de Geografia)
(6) Gregório Guirado Faccioli (Departamento de Engenharia Agronômica)
(7) Inajá Francisco de Sousa (Departamento de Engenharia Agronômica)
(8) José do Patrocínio Hora Alves (Departamento de Química)
(9) Laura Jane Gomes (Departamento de Engenharia Florestal)
(10) Maria Izidoria Silva Gonzaga (Departamento de Engenharia Agronômica)

Embrapa Tabuleiros Costeiros
(11) Marcus Aurélio Soares Cruz
(12) Ronaldo Souza Resende

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias