Publicado em: 01/02/2013 às 15:50hs
Desde terça-feira, 17 técnicos da Emater/RS-Ascar das regiões administrativas de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo e Erechim e dois da Fepagro participam de um curso de validação no Centro de Formação de Agricultores, o Cefas, em Caxias do Sul, a fim de conhecer e promover os ajustes necessários no curso de vinificação oferecido pelo Centro. A capacitação, que encerrou na quinta-feira (31/01), foi ministrada pelo agrônomo da Emater/RS-Ascar de Bento Gonçalves, Gilberto Luiz Salvador, e pelo enólogo da Fepagro, Celso José da Costa.
Com 20 horas de duração, o módulo 1 da atividade abordou aspectos como qualidade da uva, correção do teor de açúcar dos mostos, composição do vinho e práticas enológicas, entre outros. Dos participantes, que já têm experiência na elaboração de vinho, seis serão instrutores do curso de vinificação no Cefas - Celso José da Costa, da Fepagro, e Gilberto Luiz Salvador, Paulo Capoani, Aldacir Pancotto, Fabiano Zenere e Jorge Cappellaro, da Emater/RS-Ascar das regiões de Caxias do Sul e Lajeado. Os demais técnicos irão divulgar o curso nas regiões onde atuam.
O enólogo da Fepagro explica que, muitas vezes, os produtores desejam elaborar o vinho como os antepassados faziam. “O objetivo do curso é ensinar a elaborar vinho da melhor maneira possível, de forma economicamente viável e utilizando técnicas permitidas por lei. Às vezes, por desconhecimento, os produtores não querem utilizar certas técnicas porque acham que vai descaracterizar o vinho colonial, que o produto vai ficar muito industrializado. Queremos mostrar o que eles podem fazer para produzir o seu vinho colonial, sem riscos para o consumidor e sem infringir a lei”, conclui Celso.
O Cefas é o único Centro de Formação da Emater/RS-Ascar no Estado que oferece curso de vinificação. O primeiro deste ano - módulo 1 - acontece na próxima semana, de 5 a 7 de fevereiro, e novamente, de 5 a 7 de março. O curso, que tem o valor de R$ 200,00 incluindo alimentação e hospedagem, ainda está com vagas abertas.
No módulo 2, que será realizado de 27 a 29 de maio, serão tratados aspectos como enfermidades do vinho, envelhecimento, filtragem e engarrafamento e higienização do ambiente e equipamentos, entre outros. Esse curso também será precedido de um de validação, para os técnicos, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 abril.
Outros cursos
Além da capacitação em vinificação, o Cefas também promove cursos de processamento de frutas e hortaliças, sendo que o primeiro de 2013, no módulo “doces”, está marcado para o período de 18 a 22 de março, e no módulo “salgados”, de 22 a 26 de abril. Já o curso de processamento artesanal de laticínios inicia na semana de 18 a 22 de março; o de boas práticas de fabricação, de 11 a 15 de março; e o de gestão em agroindústria, de 13 a 16 de maio.
Todos esses cursos têm subsídio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) para os agricultores cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, que podem fazê-los gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas no Cefas, pelo telefone (54) 3267-1402. http://elaboracao-vinho
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias