Capacitação

Sucesso no Encerramento das Atividades da Turma de ATeG Apicultura de São Bonifácio

Iniciativa do Sistema Faesc/Senar fortalece a cadeia produtiva e abre novas oportunidades para os apicultores da região


Publicado em: 18/03/2025 às 10:00hs

Sucesso no Encerramento das Atividades da Turma de ATeG Apicultura de São Bonifácio

A recente apresentação da Avaliação de Resultados da turma da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Apicultura de São Bonifácio marcou o encerramento bem-sucedido das atividades da turma. A iniciativa foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em colaboração com o Sindicato Rural local e de regiões vizinhas.

Durante o evento, 35 participantes, entre produtores e apicultores, se reuniram com o presidente do Sindicato Rural, Vilso Schneider, e o supervisor técnico da ATeG Senar, Pablo Ambrósio. "O evento foi amplamente positivo, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura e criando as bases para a formação da próxima turma, que contará com 30 novos participantes", ressaltou Sueli Siveira Rosa, supervisora regional do Senar/SC.

O técnico de campo da ATeG, Gabriel Orefice, apresentou os resultados alcançados ao longo de dois anos de acompanhamento técnico, detalhando aspectos como manejo, gestão de receitas e despesas, balanço financeiro e as metas atingidas pelos apicultores. Além disso, o técnico Peters abordou temas cruciais, como a situação atual da cadeia produtiva, mudanças no bioma local, época de florada, agregação de valor ao produto e a necessidade de adotar novas tecnologias para alcançar maior eficiência.

Pablo Ambrósio, supervisor técnico, destacou a importância da ATeG no desenvolvimento do perfil do produtor e na melhoria dos resultados, além de analisar a situação da cadeia produtiva e comentar sobre as práticas adotadas pelo Sistema Faesc/Senar. A ocasião também contou com a presença dos secretários da Agricultura de Anitápolis, Lory Alves França, e de São Bonifácio, André Weber, além de representantes da Epagri.

Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Apicultura em SC

José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, enfatizou o grande potencial de Santa Catarina para o desenvolvimento da apicultura, destacando os investimentos em profissionalização do setor. "A ATeG contribui para a organização e gestão das propriedades, além de aprimorar o conhecimento técnico dos apicultores. O acompanhamento mensal permite uma tomada de decisão mais segura e amplia as oportunidades de investimentos e novos mercados", afirmou.

A Assistência Técnica e Gerencial, que abrange desde as atividades de campo até os processos de gestão, garante que os apicultores recebam suporte contínuo. Durante um período de dois a quatro anos, técnicos realizam visitas mensais às propriedades, monitorando de perto a evolução das práticas, com foco no manejo, controle da nutrição, sanidade, genética, manejo dos espaços e análise de gestão, resultando em um significativo aprimoramento da atividade apícola na região.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias