Capacitação

Sistema Faemg realiza Dia de Campo em Baependi

O evento contou com uma oficina de torra e cafés especiais, palestras sobre manejo de pragas, doenças e podas; comércio de cafés especiais e uma demonstração de aplicação de defensivo agrícola com drone


Publicado em: 20/10/2022 às 12:40hs

Sistema Faemg realiza Dia de Campo em Baependi

Foi realizado em Baependi o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, ATeG Café+Forte, que reuniu cerca de 200 pessoas entre produtores e trabalhadores rurais de cidades da região. Estiveram presentes o 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia, o gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, Wander Magalhães, o presidente do Sindicato Rural de Baependi, além de autoridades locais.

O evento contou com uma oficina de torra e cafés especiais, palestras sobre manejo de pragas, doenças e podas; comércio de cafés especiais e uma demonstração de aplicação de defensivo agrícola com drone. 

A cidade de Baependi tem, desde 2011, a indicação de procedência (IP) de cafés especiais, sendo reconhecida ao redor do mundo. Atualmente um grupo de AteG voltado para o café está em funcionamento na região, além disso, entre 2019 e 2021, esteve em funcionamento outro grupo e, futuramente, mais um grupo deve ser mobilizado, atingindo cerca de 90 produtores no total. 

O 1º vice-presidente de finanças do Sistema Faemg, Renato Laguardia, reforçou que esta é mais uma atitude que vem de encontro com o lema da atual gestão, que deve priorizar menos Belo Horizonte e mais o interior do estado. "Muito importante a presença do Sistema Faemg nesse evento, que gerou muita expectativa em participantes. Vários participantes do ATeG do café, público muito animado, com presença de pessoas de várias cidades. A organização foi muito boa, fizemos diversas parcerias. É um grande evento que vem efetivar a participação do Sistema Faemg junto à entidades do interior", afirmou.

Renato Laguardia, Wander Magalhães e Sirlei Silvério

Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg, ressaltou o aprendizado que os participantes podem  adquirir no Dia de Campo. "É um evento que vem agregar ao produtor uma série de informações relacionadas à tecnologia usada em grupos de ATeG. Apresentamos alguns resultados, sobre o manejo integrado de pragas, a comercialização do produto, principalmente os cafés especiais, além da produção desses cafés, que estão com mais de 80 pontos na classificação e análise sensorial. Isso é muito bom para o produtor, não apenas pelo aumento do faturamento, mas na melhoria da qualidade do produto oferecido. Baependi tem sido importante demais nos dois últimos cuppings, os principais prêmios tem saído para essa cidade, são produtores que têm se empenhado e aplicado todas as técnicas que o técnico de campo tem recomendado" afirmou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi, Sirlei Silverio, disse que vem conseguindo demonstrar ao produtor a importância de se sindicalizar, e que esse ano o sindicato aumentou de 75 para mais de 250 o número de associados. Eventos como este ajudam ainda mais a promover a imagem da instituição para a região. “Tivemos a felicidade de fazer o Dia de Campo do AteG Café+Forte, uma presença marcante de público, com muitos presentes, e é um dia muito importante para nós que, nos últimos cuppings, estamos faturando ótimas colocações, sendo que em 2021 tivemos os três primeiros lugares. Agradecemos a parceria com o Sistema Faemg que sempre nos ajuda muito e que, sem ele, não estaríamos alcançando esse sucesso.

Mais de 200 pessoas participaram do evento

Produtores rurais de diversas cidades de Minas Gerais estiveram presentes no Dia de Campo em Baependi. Para Reginaldo Rossi Miguel, de Olímpio Noronha, o assunto que conseguiu aprender com o evento, e que vai implantar as mudanças em sua plantação foi sobre a poda correta. “Ali é uma grande troca de experiências, todo mundo acaba aprendendo alguma coisa nova. Eu descobri que devo ter mais cuidado com a poda e sobre a hora certa de podar ou esqueletar a planta”, contou. 

Para José Aparecido Antônio, que trabalha com café em cerca de 7 hectares de terra, ter uma oportunidade de se atualizar é essencial para continuar competitivo no mercado. “A gente aqui às vezes produzia um café de alta qualidade, mas nem sempre conseguia repetir essa produção. Alguns cafés especiais saiam quase por acidente. Com os diversos cursos que o Sistema Faemg oferece para a gente na região, o ATeG e agora esse grande evento, nós aprendemos a como produzir cafés especiais, produtos com pontuações acima de 85 pontos em análise sensorial”, contou. Ele ressaltou também a utilização de drones para pulverização em áreas de difícil acesso onde, com outros tipos de abordagem, se torna impossível a aplicação de defensivos. “Às vezes plantamos em grotas onde o pulverizador não chega. Com essa tecnologia é mais fácil, econômico e seguro, já que diminui ainda mais o contato humano com os produtos”.

Programação Variada

Oficinas, demonstrações, seminários. O Dia de Campo em Baependi teve atrações de diferentes tipos. Confira abaixo a programação completa:

  • Oficina:
    • Torra de cafés especiais;
    • José Carlos de Oliveira - instrutor do Senar.
  • Palestras:
    • Manejo de pragas, doenças e poda;
    • Luiz Felipe Krauss - técnico de campo do ATeG;
    • Vitor Alves Leandro - técnico de campo do ATeG.
  • Comércio de Cafés Especiais;
    • Alessandro Hervaz - presidente da Coopervass.
    • Demonstração de tecnologia de pulverização com drone;
    • Guilherme Ferreira - representante da Agrofert

O Dia de Campo em Baependi foi uma realização do Sistema Faemg, através do Sindicato de Produtores Rurais de Baependi.